Máquina movida a energia solar recolhe até 23 tonelades de lixo por dia

Acredita-se que há mais de 3 milhões de toneladas de lixo em nossos mares e oceanos. Esse número aumenta dia após dia em meio a um péssimo trabalho de reciclagem e outros fatores. Você sabia que apenas 5% de todo o plástico produzido é reaproveitado? Sabendo que a quantidade de plástico produzida por ano é equivalente a 4 voltas no planeta Terra. Para onde vai todo o resto?

(Imagem: National Geographic Channel)

No porto de Baltimore, Estados Unidos, situado na foz de um dos principais rios da região, uma nova máquina movida a energia solar promete combater o aumento de lixo nos oceanos definitivamente. Utilizando-se de um sistema simples, os detritos são canalizados para um coletor que, em seguida, é transportado por uma correia até caçambas de lixo, esvaziada assim que cheia. Por dia são retirados cerca de até 23 toneladas de lixo.

(Imagem: Sierraclub)

Com a grande quantidade de lixo sendo retirada de um só rio, pesquisas indicam que, se destinada a zona litorâneas, a máquina será capaz de retirar quantidades ainda maiores, o que ajudaria efetivamente na preservação do meio ambiente.

Andrew David Thaler, PhD em Ciência Marinha, diz que quando o projeto for concluído, parte dos lucros gerados com a reciclagem dos objetos retirados dos oceanos vai ser direcionada para fundos de preservação marinha.

(Máquina operando durante uma tempestade)

FONTE: ECOWATCH, DISCOVERY CHANNEL

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.