Estudantes africanos inventam sabonete que repele o mosquito da malária
A malária é uma doença infecciosa grave na África subsaariana e é transmitida pela picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles. Alguns dos sintomas da malária são febre, dores de cabeça, vômitos, calafrios, dores nas articulações, anemia e até convulsões.
De acordo com a Organização Mundial da Sáude houveram mais de 650 mil mortes por malária só em 2010, desse número 90% dos casos ocorreram na África subsaariana e a maioria deles eram crianças de até 5 anos.
Pensando neste problema a dupla de estudantes Moctar Dembele e Gerard Niyondiko, de Burkina Faso, criou uma solução simples e genial, que foi ganhadora de um grande prêmio no valor de 25 mil dólares, o Faso Soap.

(imagem: kevinwarnock.com)
A composição do sabonete é um segredo, mas sabe-se que ele é feito de ingredientes naturais do local, como ervas e óleos. Segundo Gerard, “depois de usado, o sabonete deixa um perfume agradável na pele que repele os mosquitos”.
A dupla está bastante orgulhosa e pretende fazer com que haja a produção em massa do sabonete em Burkina Faso e outros países da África a partir de 2015, quando os testes clínicos e dermatológicos estiverem terminados.
(fonte: wikipedia, greenbiro, goodworldnews)