© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Arquitetos italianos transformam umidade do ar em água potável

January 6, 2018

                                                                                                                                                     (imagem: blog construir)

   

Pensando nas regiões montanhosas da Etiópia e em outros países que ainda não tem acesso a água potável  os arquitetos italianos Arturo Vittori e Andreas Vogler criaram uma solução prática para este problema, a WarkaWater. Uma torre que capta o vapor de água da atmosfera e o transforma em água potável.

 

A estrutura, além de ter um belo design, não consiste em uma tecnologia muito complexa. Ela é simples e pode ser instalada em qualquer lugar. O projeto foi pensado para ajudar as comunidades que sofrem com a falta de água potável na Etiópia.

 

A torre tem cerca de 9 metros e 90 kilos. A base da torre é feita de Bambu ou talos de Juncus, que são plantas da região, e a estrutura por dentro é forrada por uma malha plástica que capta a umidade do ar e as gotículas de orvalho e quando a água escorre fica armazenada em bacias na parte de baixo da torre.

 

                                                                                                                                            (imagem:conexaojornalismo)

 

O nome Warka é inspirado na cultura local, que é uma árvore tradicional e muito conhecida na Etiópia, inclusive usada há muitas gerações pelos nativos como um ponto de encontro. Cada uma das torres promete coletar cerca de cem litros de água diários provenientes do orvalho, neblina e da chuva.

  

De acordo com o arquiteto Arturo Vittori  tudo é “projetado para fornecer água limpa, bem como garantir a sustentabilidade ambiental, financeira, e social de longo prazo”. Cada torre custa cerca de 550 dólares e pode ficar pronta em menos de uma semana. Espera-se que em 2015 já hajam torres centrais e nas comunidades da Etiópia.

 

fonte: ciclovivo, blog construir

 

Please reload

Notícias em destaque

Família peruana cria laptop ecológico feito de madeira que é recarregado pelo sol e pode durar 10 anos

August 14, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload