© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Tendas de Papelão inspiradas em Origami são criadas para proteger moradores de rua em Bruxelas

January 29, 2018

Os moradores de rua da cidade de Bruxelas, na Bélgica, podem em breve ter uma solução temporária para o clima gelado europeu, que pode chegar a 0º C durante o inverno, graças à uma simples solução criada por um empreendedor. 

 

Xavier Van der Stappen é o responsável pelo projeto ORI-GAMI, e já criou mais de duas dúzias de tendas de papelão dobráveis que foram distribuídas para os moradores de rua da cidade.

 

Segundo o empreendedor, o papelão é um material leve, barato, que mantém o calor e que se não for molhado é bastante resistente. "As tendas não irão durar muitos meses, o projeto é mais uma solução de emergência, mas o conceito em si pode ser sustentável" diz Xavier.

 

Xavier conta que quis fazer este projeto porque as tendas de materiais convencionais são ilegais nas ruas de Bruxelas, e segundo a polícia local, as tendas de papelão são mais toleráveis. Apesar dos moradores de rua da cidade terem a opção de ficarem em abrigos, muitos preferem continuar morando na rua, pois seus animais de estimação não são permitidos.

 

O design das tendas foi inspirado no Origami, que é uma técnica secular japonesa que consiste em dobrar papéis, sem cortes ou colas, para criar um objeto. Isso significa que as tendas podem ser facilmente dobradas e transportadas nas costas do usuário. Por enquanto cada tenda pode abrigar dois moradores, e o papelão utilizado na construção é doado por uma fábrica local. Outras empresas já entraram em contato com o empreendedor para falar sobre futuras doações do material reciclado. 

 

Xavier diz que está esperando o feedback dos 20 moradores de rua que receberam as tendas, para assim poder otimizar o design e produzir tendas cada vez melhores. 

Please reload

Notícias em destaque

Rebanho de 120 cabras selvagens percorre livremente em cidade do País de Gales após quarentena

April 2, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload