França, Índia e outros 8 países banem o uso de todas as formas de plástico descartável

O plastico é o inimigo número um do meio ambiente. Segundo a ONU entre 22% a 43% do total produzido (310 milhões de toneladas/ano) vão parar em aterros e deixam de ser reciclados. Apenas 14% das sacolas plasticas são reutilizadas. Não só poluindo os mares e florestas, a produção do plástico exige petróleo em sua criação, o que gera emissão de gases em seu refinamento.

Índia, Bélgica, Costa Rica, França, Grenada, Indonésia, Noruega, Panamá, Santa Lúcia, Serra Leoa e Uruguai são os 10 países que tomaram a frente na batalha contra o plástico. O foco inicial tem sido o banimento do uso de plásticos descartáveis, como sacolas, pratos, copos e talheres.

A Índia, responsável pela maior parte da poluição marinha relacionada a plástico no mundo, baniu totalmente o uso plástico descartável em suas capitais. Na França, durante julho do ano passado, foi assinada uma lei que proíbe a venda de talheres, copos e pratos de plástico que não sejam biodegradáveis. Segundo o jornal francês Les Echo, cerca de 4 bilhões de copos plásticos são utilizados todos os anos no país.

Já na Costa Rica proposta é acabar com o uso de qualquer tipo de plástico até 2021. Além disso, o governo costa-riquenho vai investir em pesquisas e oferecer incentivo para o desenvolvimento de novos materiais.

Segundo a Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) o Brasil infelizmente recicla apenas 2% de todo lixo urbano produzido. O restante do lixo vai para lixões (75%), aterros controlados (13%) e aterros sanitários (10%).

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.