Predadores são eliminados de ilha que abriga espécies ameaçadas de extinção na Nova Zelândia

Uma das ilhas remotas que abrigam algumas das espécies mais ameaçadas da Nova Zelândia foi oficialmente declarada livre de predadores. Antipodes Island, no subantártico, foi alvo de um projeto de um ano chamado "Million Dollar Mouse", que visa proteger as muitas espécies de pássaros e insetos que vivem lá de seus principais predadores, os camundongos.

foto - stuff.co.nz

Acredita-se que cerca de 200.000 roedores estejam na ilha, depois que a espécie chegou pela primeira vez há mais de um século. O projeto foi descrito como uma das mais complexas erradicações de predadores em ilhas já realizado, e envolveu helicópteros de transporte e escavadeiras para Antipodes, que fica a 760 km de Dunedin, construindo um hangar temporário e cobrindo a ilha de 2000 hectares com iscas.

foto - stuff.co.nz

Algumas das espécies da ilha incluem o albatroz-errante antipodeano, criticamente ameaçado, o pinguim de crista ereta e duas espécies de periquito, que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Pelo fato de a ilha não ter árvores, algumas das espécies de aves estavam competindo com os camundongos por comida, o que representava uma ameaça a longo prazo para sua sobrevivência. As ilhas subantárticas como um todo são uma Área do Patrimônio Mundial, o que obriga a Nova Zelândia a proteger seus valores internacionalmente significativos. Uma equipe de monitoramento na terça-feira retornou de uma estadia de três semanas em Antipodes, junto com dois cães treinados, e disseram que seu trabalho mostrou que nenhum camundongo permaneceu.

foto - stuff.co.nz

"Esta é uma grande notícia para a conservação tanto na Nova Zelândia quanto internacionalmente", disse o ministro da Conservação Eugenie Sage em um comunicado. "A bem-sucedida erradicação de roedores da Antipodes Island é outra conquista de conservação que destaca a especialização técnica do DOC no controle de pragas e proteção de espécies ameaçadas." O projeto foi liderado pelo Departamento de Conservação (DOC), com apoio financeiro da Morgan Foundation, Island Conservation, World Wildlife Fund e doações públicas.

foto - stuff.co.nz

Fonte - https://www.stuff.co.nz/environment/102454021/predators-cleared-from-another-new-zealand-island

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.