© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Brasil, Bolívia e Paraguai se unem em compromisso para proteger o Pantanal

March 27, 2018

 

A maior área úmida tropical do mundo conquistou uma vitória importante hoje com compromissos que exigem desenvolvimento sustentável do Pantanal, uma área de 17 milhões de hectares que atinge três países. O projeto assegura que todo o desenvolvimento futuro desta paisagem essencial é equilibrado com as necessidades da vida selvagem e das pessoas.  

                                                                                                                                imagem - wikipedia.org


 Ao assinar a Declaração para a Conservação, Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Pantanal, Brasil, Bolívia e Paraguai reconhecem sua responsabilidade compartilhada de administrar esse recurso vital. Juntos, eles estão garantindo que o desenvolvimento dessa bela e essencial área úmida seja equilibrado com as necessidades do meio ambiente e das pessoas. 
 
O Pantanal é uma região que não tem tanta visibilidade em comparação com a Amazônia, apesar de seu enorme tamanho e das mais de 4.700 espécies de animais e plantas que vivem nele.  

                                                                                             foto - wikipedia.org 


 Milhões de pessoas que vivem ali dependem de seus recursos e benefícios naturais, incluindo o controle natural de enchentes, a recarga de águas subterrâneas, o fluxo do rio para os barcos navegarem e a absorção de carbono. Um estudo conduzido pela Corporação de Pesquisa Agrícola do Brasil concluiu que esses benefícios naturais são avaliados em US $ 112 bilhões por ano. 
 
Toda a riqueza natural do Pantanal pode ser altamente ameaçada se não for desenvolvida de maneira sustentável e ecologicamente correta. Os usos nocivos da terra no Pantanal já contribuíram para a perda de mais de 12% da cobertura florestal da região. E os cientistas prevêem que a vegetação nativa do Pantanal desaparecerá em 2050 se não agirmos agora para combater essa tendência. O planejamento inadequado do desenvolvimento por qualquer um dos três países pode prejudicar não só a lucrativa economia da região e o bem-estar de seus habitantes, mas também a estabilidade da quinta maior bacia do mundo, o Rio da Prata, no qual o Pantanal está localizado.  

 

 

Fonte - https://www.worldwildlife.org/stories/an-important-win-for-the-world-s-largest-tropical-wetland

Please reload

Notícias em destaque

Maior viveiro da América Latina é inaugurado no Paraná

April 1, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload