Cientistas criam dispositivo movido por energia solar que suga a água do ar até mesmo no deserto

Cientistas da universidade de Berkeley, na Califórnia, criaram um novo dispositivo que usa a luz do sol para sugar o vapor de água do ar, mesmo em baixa umidade. O dispositivo pode produzir quase 3 litros de água por dia para cada quilograma de absorvedor de fibras que contém. e os pesquisadores dizem que as futuras versões serão ainda melhores.

foto - sciencealert.com

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas até agora a pesquisa é sólida. O dispositivo foi criado por equipes do MIT e da Universidade da Califórnia, em Berkeley, usando um tipo especial de material conhecido como estrutura metal-orgânica (MOF). Omar Yaghi, um dos pesquisadores da Universidade de Berkeley, trabalhou no primeiro MOF há mais de 20 anos. Ao contrário das folhas regulares de metais, os MOFs são estruturas onde metais como magnésio ou alumínio são combinados com moléculas orgânicas em um arranjo que cria estruturas porosas rígidas, ideais para armazenar gases ou líquidos.

foto - sciencealert.com

Até agora, o protótipo do dispositivo foi testado sob condições de 20 a 30% de umidade, e foi capaz de extrair 2,8 litros (3 litros) de água do ar ao longo de um período de 12 horas, usando 1 kg (2,2 libras) de MOF, mas os pesquisadores dizem que as futuras versões serão ainda melhores. A equipe diz que o dispositivo poderia ser facilmente ampliado para fornecer às famílias suas necessidades de água durante o dia. Isso significa que as casas nas partes mais secas do mundo poderão em breve ter um aparelho movido a energia solar capaz de fornecer toda a água de que precisam, oferecendo alívio a bilhões de pessoas.

Fonte - https://www.sciencealert.com/scientists-have-created-a-solar-powered-device-that-sucks-water-out-of-thin-air-even-in-the-desert

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.