© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Portugal gerou energia renovável suficiente para sustentar todo o país em março

April 5, 2018

 

A produção de eletricidade renovável de Portugal superou o consumo mensal do país, pela primeira vez em março, segundo a operadora do sistema de transmissão do país, REN. A geração média renovável do mês superou 103% do consumo, batendo o último recorde (99,2%) , definido em 2014.  
 
Quase certamente não será a última vez. O país está prevendo que as energias renováveis ​​atenderão às necessidades de eletricidade do continente até 2040, eliminando as emissões de gases de efeito estufa do setor elétrico. Embora a maior parte da eletricidade do mês passado tenha vindo da água e do vento, o país contou com combustível fóssil e eletricidade importada.  

                                                                                                foto - qz.com


Um debate internacional está ganhando força sobre se 100% de energia renovável é possível (ou mesmo aconselhável). O feito de Portugal, o resultado de décadas de investimento em tecnologia de baixo carbono, mostra que isso é possível, mas muitas ressalvas permanecem. A rede só funcionou com 100% de energias renováveis ​​por períodos relativamente curtos: duas horas de 70 horas (Portugal conseguiu uma sequência de quatro dias em 2016). Mas as importações e a geração convencional a partir do gás natural ainda eram necessárias para equilibrar a rede porque a energia solar e o vento podem variar significativamente.  
 
Mas um objetivo de 100% não é fantasia, especialmente na Europa. A Alemanha comprometeu-se com um fornecimento de eletricidade que é pelo menos 80% renovável, possivelmente tão alto quanto 100%, em meados do século. A Dinamarca já produz cerca de 100% das suas próprias necessidades, por vezes, a partir de fontes renováveis, como a Noruega e a Islândia, graças à energia hidroeléctrica e ao calor geotérmico. A nova Lei do Clima da Suécia compromete o país a atingir as emissões líquidas de gases do efeito estufa até zero de 2045. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.

 

 

fonte - https://qz.com/1245048/portugal-generated-enough-renewable-energy-to-power-the-whole-country-in-march/

Please reload

Notícias em destaque

Lixo recolhido no carnaval de rua deve ser transformado em lixeiras sustentáveis em cinco capitais brasileiras

February 21, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle