© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Praia de Mumbai vai de depósito de lixo para local de nascimento de tartarugas ameaçadas de extinção em dois anos graças à voluntários

April 6, 2018

 

Filhotes de uma espécie em perigo de tartaruga foram vistos pela primeira vez em décadas em uma praia de Mumbai, a maior e mais importante cidade da Índia, que foi rejuvenescida nos últimos dois anos por uma gigante operação de limpeza voluntária. 

                                                                                                                       foto - theguardian.com


Pelo menos 80 tartarugas da espécie Olive Ridley fizeram o seu caminho para o Mar da Arábia saindo de ninhos no extremo sul da praia de Versova na semana passada, protegidos de cães selvagens e aves de rapina por voluntários que dormiram durante a noite na areia para vigiá-los. 
 
A praia de Versova passou pelo que as Nações Unidas chamaram de “o maior projeto de limpeza de praias do mundo” nos últimos dois anos, transformado de um pátio de despejo de plásticos e lixo para um pedaço privilegiado do litoral. 
 

                                                                                                                          foto - theguardian.com


O homem que lidera a operação de limpeza, o advogado Afroz Shah, disse que começou a antecipar o nascimento das tartaruga dois meses atrás, quando fazendeiros no sul da praia de três quilômetros relataram ter visto tartarugas na areia. 
 
"No momento em que recebemos a notícia, eu sabia que algo grande ia acontecer", disse ele ao Guardian. Alguns de seus voluntários ligaram para dizer que haviam visto dezenas de tartarugas Olive Ridley emergindo de seus ninhos. 

                                                                                                                      foto - theguardian.com


 Ele ligou para o departamento florestal e depois foi até a praia com cerca de 25 outros voluntários, vigiando a área enquanto as criaturas minúsculas aprendiam a andar na areia, "certificando-se de que nenhum filhote sofresse uma morte", disse ele. 
 
A espécie Olive Ridley, que se acredita ter seu nome pela tonalidade verde-oliva de sua concha superior, é a menor e mais abundante tartaruga marinha do oceano, mas ainda é classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza. 
 
“As limpezas na praia definitivamente têm um efeito positivo na reprodução das tartarugas. Cerca de 55.000 pessoas vivem ao longo da praia e das vias aquáticas que alimentam a mega cidade. Shah disse que os ensinou pelo exemplo, oferecendo-se para limpar banheiros e pegando lixo antes mesmo de procurar ajuda. 
 
"Nas primeiras seis a oito semanas, ninguém entrou", disse ele. “Então dois homens se aproximaram de mim e disseram, muito educadamente, 'Por favor, senhor, podemos usar suas luvas?'. Os dois vieram e se juntaram a mim. Foi quando eu soube que seria um sucesso. ” 

 

 

Fonte - https://amp.theguardian.com/world/2018/mar/30/mumbai-beach-goes-from-dump-to-turtle-hatchery-in-two-years?__twitter_impression=true

Please reload

Notícias em destaque

Minalba chega ao mercado na versão latas de alumínio 100% recicláveis.

February 13, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle