© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Estônia se tornará o primeiro país do mundo a oferecer transporte público em todo seu território

May 23, 2018

 

Em prol do meio ambiente e por menos trânsito de carros, no dia 1º de julho, todo o país da Estônia se tornará na maior zona de trânsito público livre do mundo e funcionará 24 horas em todos os dias da semana. O plano irá funcionar em todo o seu território, e isso tornará viável viajar de ônibus de um extremo a outro no país do Báltico, com 1,3 milhão de habitantes, sem pagar um centavo. 

                                                                                                                            foto - green-blog.org


A Estônia já é líder mundial em transporte público gratuito: em 2013, todo o transporte público em sua capital, Tallinn, tornou-se gratuito para os moradores locais (mas não para turistas ou outros visitantes, mesmo aqueles de outras partes do país). O novo esquema nacional de viagem grátis ampliou ainda mais esse modelo, fazendo com que todas as viagens de ônibus estaduais em municípios rurais fossem gratuitas e estendessem o trânsito sem custo da capital para outras regiões. 
 
No entanto, o plano não estenderá as políticas de transporte público gratuito existentes de Tallinn para outras cidades da Estônia, e também não fará com que a equitação de Tallinn seja transferida gratuitamente para os visitantes (pelo menos, não inicialmente). Assim, enquanto a maior parte da área de terra e população do país - que é esmagadoramente concentrada em torno de Tallinn - deve ter uma vida diária livre de tarifas, não é exatamente o caso de nenhum estoniano comprar uma passagem de ônibus em seu próprio país novamente. 
 

                                                                                                                                foto - citylab.com


Enquanto o País de Gales no Reino Unido (um lugar maior e mais populoso que a Estônia) já oferece viagens gratuitas de ônibus nos fins de semana, nenhum país tentou abolir tarifas o dia todo, todos os dias, em uma área tão grande. Ônibus gratuitos para todos poderiam levar a uma democratização massiva da mobilidade para os estonianos, o que significa que os custos de viagem pagos no ponto de uso não precisam mais ser incluídos no orçamento mensal de muitas pessoas.  
 
O efeito do plano pode ser surpreendentemente amplo. Como Allan Alaküla, chefe do Escritório da União Européia em Tallinn, me disse, isso provavelmente forçaria a capital da Estônia a tornar seu transporte público não apenas gratuito para os habitantes locais, mas para qualquer um, incluindo visitantes. Isso porque as rotas de ônibus rurais não planejam inspeções de ingressos. "Os moradores de Tallinn podem usar ônibus do interior sem pagar", disse ele. “Parece impossível esperar que os residentes rurais façam o mesmo na capital, então eu prevejo que a situação pode mudar muito rapidamente. Isso também pode ter um bom efeito sobre o turismo na cidade. ” 

 
 

Fonte - https://www.citylab.com/transportation/2018/05/estonia-will-roll-out-free-public-transit-nationwide/560648/

Please reload

Notícias em destaque

Professor percorre 30 Km e atravessa igarapé com água no pescoço para imprimir atividades de alunos indígenas em Roraima

August 7, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle