Estudantes do MIT criaram um concreto feito à base de plástico reciclável mais resistente do que o c

A proliferação de produtos de plástico nos últimos 70 anos tem sido devastadora para o ecossistema mundial. Atualmente, são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas de plástico por ano. E dessas 300, mais de 8 milhões de toneladas de plástico são despejados em nossos oceanos a cada ano.

foto - inhabitat.com

Os americanos consomem 8,6 bilhões de garrafas de água - todos os anos. Dessas, apenas 1 de 5 é reciclada. Felizmente, alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma solução para esse problema e envolve o reaproveitamento de garrafas plásticas descartadas para reforçar o concreto. Como o método recém-inventado faz com que o concreto seja mais durável do que o concreto existente, as garrafas plásticas podem em breve ser usadas para construir desde fundações de edifícios mais fortes até calçadas e barreiras nas ruas. De acordo com o estudo, os alunos do MIT descobriram um método para produzir concreto que é até 20% mais resistente que o concreto convencional. Primeiro, os flocos de plástico são expostos a pequenas quantidades de radiação gama inofensiva. Então, eles são pulverizados em um pó fino, após o que é adicionado ao concreto.

foto - inhabitat.com

A descoberta irá ajudar o meio ambiente a curto, e a longo prazo, já que o concreto é o segundo material mais usado na Terra (o primeiro é a água). O MIT News informa que aproximadamente 4,5% das emissões de carbono induzidas pelo homem são geradas pela fabricação de concreto. Ao substituir pequenas porções de concreto por plástico reciclado, o custo da indústria de cimento sobre o meio ambiente seria reduzido. O método recém-descoberto também evitaria que milhões de garrafas de água e refrigerante terminassem em aterros sanitários. Michael Short, professor assistente do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares do MIT, disse: “Há uma enorme quantidade de plástico que é depositado em aterros todos os anos. Nossa tecnologia retira o plástico do aterro, prende-o em concreto e também usa menos cimento para fazer o concreto, o que produz menos emissões de dióxido de carbono. Isso tem o potencial de extrair resíduos de aterro de plástico do aterro e em edifícios, onde poderia realmente ajudar a torná-los mais fortes. ”

Fonte: https://inhabitat.com/mit-students-develop-method-to-reinforce-concrete-using-plastic-bottles/

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.