© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Ibama realiza maior apreensão de madeira nativa da Amazônia e fecha exportadora de madeira ilegal em São Paulo

June 6, 2018

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em conjunto com a Polícia Federal (PF), apreendeu 1.818 metros cúbicos de madeira serrada em São Paulo. Essa é a maior apreensão já realizada pelo Instituto no estado. A mercadoria equivale a 72 carretas carregadas e é avaliada em R$ 10 milhões. Uma empresa exportadora de madeira processada foi autuada em R$ 695,7 mil no município de Tietê (SP).

                                                                                                Foto - blogdocaminhoneiro.com

 

Além da carga irregular encontrada nos pátios, foram identificados 10.740,49 metros cúbicos de créditos fictícios em nome do estabelecimento no sistema Documento de Origem Florestal (DOF), apesar de não haver madeira correspondente no estoque, o que também resultou em autuação. A empresa foi suspensa pelo Ibama e está proibida de realizar novas movimentações de madeira.

 

A operação de combate a fraudes no sistema DOF foi deflagrada no dia 24 de maio e é um desdobramento da Operação Pátio. As investigações começaram em maio de 2016, após o Ibama ter encaminhado à PF documento sobre a suspeita de esquema criminoso envolvendo um servidor da Autarquia. Mais de 8 mil metros cúbicos de créditos florestais fictícios são investigados. Os envolvidos responderão por crimes penais e sofrerão sanções administrativas.

 

No ano passado houve o menor índice de desmatamento dos últimos tempos, com queda de 21% de desmatamento da Amazônia Legal. Ações como esta do Ibama contribuem muito para que haja menos desmatamento ilegal.

 

 

 

Reprodução: http://www.brasil.gov.br/editoria/meio-ambiente/2018/06/ibama-realiza-maior-apreensao-de-madeira-nativa-da-amazonia-em-sao-paulo

 

 

Please reload

Notícias em destaque

Maior viveiro da América Latina é inaugurado no Paraná

April 1, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload