© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Projeto de megatrilha irá conectar os estados do Rio Grande do Sul ao Rio de janeiro pela mata atlântica

June 11, 2018

 

Você já se imaginou fazendo o percurso do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro a pé?

 

Essa é a proposta de uma megatrilha de 3 mil km que deverá unir os dois estados. O percurso que ganhou o nome de Caminho da Mata Atlântica está sendo construído com a liderança da WWF-Brasil e o apoio do ICMBio, CBME, Abeta, além de federações de montanhistas regionais, órgãos estaduais e grupos locais.

                                                                                                               foto - hypeness.com.br

 

Para tornar essa ideia realidade, uma série de voluntários se engajou no projeto, que começou a ser idealizado ainda em 2012. Com início no Parque Nacional Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, a trilha deverá passar por diversas áreas de conservação em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, terminando no Parque Estadual Desengano, no Rio de Janeiro.

                                                                                                               foto - hypeness.com.br

 

A megatrilha irá conectar diversas trilhas já existentes dentro desta área e busca promover o turismo sustentável na região. Até o momento, foi definido um eixo principal, bem como algumas alternativas de trajeto para perfis específicos (como pessoas que desejam seguir o caminho em bicicleta, a cavalo, etc).


Para a definição do percurso, foram priorizadas áreas protegidas, trilhas e roteiros já existentes, incluindo passagens por atrativos importantes e comunidades que tenham demonstrado interesse no projeto. Além disso, buscou-se adequar o trajeto para que existam lugares para pernoite e outras estruturas de apoio próximas.

                                                                                                               foto - hypeness.com.br

 

O caminho tem como inspiração a trilha Appalachian Trail, que liga mais de 90% das unidades de conservação dos Estados Unidos. O projeto brasileiro irá passar por mais de 70 municípios e está recebendo sinalização própria para auxiliar os interessados no percurso.

 

Clique aqui para saber mais sobre o projeto ou torne-se um voluntário e ajude o Caminho da Mata Atlântica a sair do papel.

 

 

Reprodução: http://www.hypeness.com.br/2018/05/megatrilha-de-3-mil-km-vai-conectar-rio-de-janeiro-ao-rio-grande-do-sul-pela-mata-atlantica/

 

Please reload

Notícias em destaque

Kits de limpeza serão entregues a 57 mil famílias em vilas e comunidades de Belo Horizonte

April 6, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload