© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Costa Rica quer se tornar o primeiro país do mundo a eliminar todos os tipos de plásticos descartáveis até 2021

June 29, 2018

 

O país da América Central pretende até 2021 substituir todos esses itens que poluem o oceano, tais como sacolas plásticas, canudos, mexedores de café, recipientes e talheres plásticos, por alternativas biodegradáveis ​​ou solúveis em água, ou produtos feitos de materiais renováveis, como o amido das plantas. 
 
A iniciativa é liderada pelos Ministérios da Saúde, Meio Ambiente e Energia da Costa Rica, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e dos governos locais, da sociedade civil e de vários grupos do setor privado. Oficiais do governo da Costa Rica anunciaram o ambicioso plano do país em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. 
 
"Ser um país livre de plásticos de uso descartável é o nosso mantra e nossa missão", segundo um comunicado conjunto do Ministro do Meio Ambiente e Energia, Edgar Gutiérrez, da Ministra da Saúde María Esther Anchía e Alice Shackelford, representante residente do PNUD Costa Rica. 

                                                                                                         Foto - ecowatch.com


"Não vai ser fácil, e o governo não pode fazer isso sozinho", continua o comunicado. "Para promover essas mudanças, precisamos que todos os setores - públicos e privados - se comprometam com ações para substituir o plástico de uso único por cinco ações estratégicas: incentivos municipais, políticas e diretrizes institucionais para fornecedores; substituição de produtos plásticos descartáveis; pesquisa e desenvolvimento e investimento em iniciativas estratégicas ". 
 
A Costa Rica emergiu como uma líder ambiental global, com seus frequentes 100% de energia renovável e sua meta de 2021 de se tornar neutra em carbono - um prazo estabelecido há uma década. 
 
"Plásticos descartáveis ​​são um problema não apenas para a Costa Rica, mas também para o mundo todo", acrescentam. "Estima-se que, se o atual padrão de consumo continuar, em 2050 haverá mais plástico em nossos oceanos do que peixes - medido em peso. Por isso, começamos nossa jornada para transformar a Costa Rica em uma zona livre de plástico de uso único. " 

 

 

Fonte: https://www.ecowatch.com/costa-rica-ban-single-use-plastics-2470233949.html 

Please reload

Notícias em destaque

Rebanho de 120 cabras selvagens percorre livremente em cidade do País de Gales após quarentena

April 2, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle