Índia vai abolir todos os tipos de plásticos descartáveis até 2022
A Índia vai eliminar todo o plástico descartável do país até 2022, anunciou o primeiro-ministro, Narendra Modi.
O compromisso é o mais ambicioso ainda das ações globais para combater a poluição plástica que estão ocorrendo em 60 nações ao redor do mundo. A mudança da Modi visa drasticamente conter o fluxo de plástico das 1,3 bilhão de pessoas que vivem na economia que mais cresce no mundo.

Foto: theguardian.com/
"As escolhas que fazemos hoje definirão nosso futuro coletivo", disse Modi. “As escolhas podem não ser fáceis. Mas através da conscientização, da tecnologia e de uma parceria global genuína, tenho certeza de que podemos fazer as escolhas certas. Vamos todos nos unir para vencer a poluição do plástico e fazer deste planeta um lugar melhor para viver. ”
Um relatório da ONU divulgado no Dia Mundial do Meio Ambiente mostrou que dezenas de nações estão atuando para acabar com o plástico, incluindo a proibição de sacolas plásticas no Quênia, em isopor no Sri Lanka e o uso de sacolas biodegradáveis na China.

Foto: theguardian.com/
Milhões de toneladas de plástico entram nos mares a cada ano, sufocando baleias e outras criaturas, muitas delas na Ásia. A poluição plástica foi encontrada em todo o mundo, desde as mais remotas ilhas oceânicas até os altos picos suíços. Os microplásticos também já foram encontrados na água da torneira e na alimentação humana em todo o mundo, com implicações desconhecidas para a saúde.
Erik Solheim, chefe do Departamento de Meio Ambiente da ONU, disse: "Não há dúvida: estamos à beira de uma calamidade plástica." Mas ele elogiou a iniciativa da Índia: "Eles mostraram que a motivação política se transformou em ação prática, pode inspirar o mundo e inflamar a verdadeira mudança ”.
Tags: