© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Foi lançado em São Francisco o primeiro sistema de limpeza oceânica que pretende retirar 90% de todo o plástico dos oceanos até 2040

September 10, 2018

 

A Ocean Cleanup, organização holandesa sem fins lucrativos que desenvolve tecnologias avançadas para livrar os oceanos de plástico, lançou sábado (08/09) o primeiro sistema de limpeza oceânica do mundo da baía de São Francisco. 
 
O sistema de limpeza (“System 001”) está indo para um local de 240 milhas náuticas no mar para um teste de duas semanas antes de continuar sua jornada em direção à Great Pacific Garbage Patch, a 1.200 milhas náuticas, para iniciar a limpeza. O sistema 001 está sendo rebocado da Baía de São Francisco pelo navio Maersk Launcher, que foi disponibilizado para o projeto pela A.P. Moller-Maersk e DeepGreen, seu atual detentor de fretamento. 
 
Centenas de testes de modelo de escala, uma série de protótipos, expedições de pesquisa e várias iterações levaram a The Ocean Cleanup a ter confiança suficiente em sua tecnologia para lançar seu primeiro sistema de limpeza em larga escala. 
 
O sistema 001 consiste em uma barreira flutuante em forma de U de 600 metros de comprimento (2000 pés) com uma saia de três metros (10 pés) anexada abaixo. O sistema é projetado para ser impulsionado pelo vento e pelas ondas, permitindo que ele capture passivamente e concentre os detritos de plástico na frente dele. Devido à sua forma, os detritos serão canalizados para o centro do sistema.  

                                                                                          foto - www.theoceancleanup.com


O sistema será implantado na Great Pacific Garbage Patch, a maior zona de acumulação de plásticos oceânicos do mundo. Situado no meio do caminho entre o Havaí e a Califórnia, o local contém 1,8 trilhão de peças de plástico e cobre uma área duas vezes maior que o Texas. 
 
A Ocean Cleanup antecipa que os primeiros plásticos serão coletados e devolvidos à terra dentro de 6 meses após a implantação. Isto marcará a primeira vez que o plástico flutuante livre terá sido coletado com sucesso no mar. Depois de devolver o plástico à terra, a Ocean Cleanup planeja reciclar o material em produtos e usar os recursos para ajudar a financiar as operações de limpeza.

 

 

 

Fonte: https://www.theoceancleanup.com/press/the-worlds-first-ocean-cleanup-system-launched-from-san-francisco/

Please reload

Notícias em destaque

Kits de limpeza serão entregues a 57 mil famílias em vilas e comunidades de Belo Horizonte

April 6, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle