© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Físico australiano cria painéis solares que podem ser imprimidos e de baixo custo

September 11, 2018

 

O físico australiano Paul Dastoor está liderando um projeto para abrir caminho para um novo tipo de energia solar de baixo custo. Em maio do ano passado, o professor da Universidade de Newcastle usou células solares orgânicas para imprimir telas e displays em uma exposição em Melbourne.

                                                                                                                     foto - theguardian.com

 

Com menos de um milímetro de espessura e com fita adesiva de dupla face, os painéis têm textura semelhante a um pacote de batatas fritas e podem ser produzidos por menos de US $ 10 por metro quadrado. 
 
Dastoor trabalha na tecnologia há mais de uma década, mas agora começou uma instalação de 200 metros quadrados - a primeira aplicação comercial desse tipo na Austrália e possivelmente no mundo. 

                                                                                                                       foto - theguardian.com


“O baixo custo e a velocidade com que essa tecnologia pode ser implantada é estimulante, pois precisamos encontrar soluções e reduzir rapidamente a demanda de energia de carga básica - uma preocupação renovada ao nos aproximarmos de outro verão aqui na Austrália”, disse ele. 
 
A tecnologia solar impressa não é tão eficiente quanto a baseada em silício e se degrada muito mais rapidamente. Mas Dastoor acredita que seus baixos custos de produção e instalação o tornariam competitivo. 
 
"O ponto desta tecnologia é que, se você olhar para ela em termos de números de eficiência bruta, ela é muito mais baixa do que as típicas células de silício [e] não dura tanto tempo, mas na verdade não são números importantes", disse ele. 
 
“A questão é quanto custa a energia? Esses materiais são tão baratos de fabricar e instalar que, quando você calcula o custo total de energia quando fabrica em escala, ele oferece um produto competitivo. ” 
 
A instalação comercial foi concluída em um dia por cinco funcionários e uma impressora do tamanho de um laboratório pode produzir centenas de metros do produto em um dia. 

 

 

Fonte: https://www.theguardian.com/environment/2018/aug/31/low-cost-printable-solar-panels-offer-ray-of-hope-amid-energy-gridlock 

Please reload

Notícias em destaque

Professor percorre 30 Km e atravessa igarapé com água no pescoço para imprimir atividades de alunos indígenas em Roraima

August 7, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload