© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Dispositivo que fica dentro de contêiner transforma ar em água potável e fornece água suficiente para 100 pessoas diariamente em países da África

November 8, 2018

 

Um novo dispositivo que fica dentro de um contêiner utliza energia limpa para trazer água potável de forma quase instantânea para qualquer lugar – como o telhado de um prédio em Nairobi, uma zona de desastre depois de um furacão em Manila, ou uma vila rural no Zimbábue.  

                                                                                      foto - https://www.fastcompany.com/


O novo sistema, denominado WEDEW (“água desdobrada da energia da madeira”) foi criado pela combinação de dois sistemas existentes. Um deles é um dispositivo chamado Skywater, uma caixa grande que imita a forma como as nuvens são formadas: ele absorve ar quente, que atinge o ar frio e forma gotículas de condensação que podem ser usadas como água potável pura. A água é armazenada em um tanque dentro do contêiner, que pode ser conectado a uma estação de recarga de garrafas ou a uma torneira.  
 
Como o processo usa uma grande quantidade de eletricidade, os projetistas associaram-no a um gaseificador de biomassa, uma fonte de energia de baixo custo. Quando o gaseificador é preenchido com lascas de madeira, cascas de coco ou qualquer biomassa que esteja disponível localmente, um processo chamado de pirólise vaporiza esse material. 

                                                                                                        foto - https://www.dezeen.com/


Isso torna o sistema quente e úmido, o ambiente ideal para operar a máquina ar-água. Como gera energia, também produz um tipo de biocarvão que pode ser adicionado ao solo para armazenar carbono e ajudar as plantas a crescer.  
 
"É uma tecnologia de carbono negativo", diz David Hertz, um arquiteto da Califórnia que ajudou a liderar o projeto. "Acredito que o futuro das tecnologias será migrar para esse modelo restaurativo e regenerativo que realmente ajuda a reparar os danos que causamos."  

 
O projeto, da empresa Skysource / Skywater Alliance, ganhou US $ 1,5 milhão do prêmio “XPrize de Abundância de Água”. A competição, que foi lançada em 2016, pediu aos projetistas que construíssem um mínimo de 2.000 litros de água por dia da atmosfera (suficiente para as necessidades diárias de cerca de 100 pessoas), utilizassem energia limpa e custassem no máximo 2 ¢ um litro.  
 

 

Fonte - https://www.fastcompany.com/90253718/a-device-that-can-pull-drinking-water-from-the-air-just-won-the-latest-x-prize

Please reload

Notícias em destaque

Rebanho de 120 cabras selvagens percorre livremente em cidade do País de Gales após quarentena

April 2, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle