Kiwis serão reintroduzidos na capital da Nova Zelândia pela primeira vez no século

A capital da Nova Zelândia, Wellington, poderá em breve ter kiwis fazendo ninho ao lado do Parlamento, graças a um ambicioso projeto de conservação que visa reintroduzir a icônica ave nacional do país na capital na próxima década. Existem 68 mil kiwis na Nova Zelândia, mas o número de aves está caindo a uma taxa de 2% ao ano. Um século atrás, havia milhões, mas os ataques de cães, gatos, gambás e ratos levaram a um enorme declínio da população.

foto - kiwibird.org

As antigas aves noturnas, que não voam, estão ausentes de Wellington há mais de um século, mas depois da extensa luta pelo conselho contra os predadores e como parte do objetivo de 2050, os conservacionistas acreditam que Wellington está pronta para a reintrodução do tímido pássaro nacional, que poucos neozelandeses já viram em estado selvagem. "Eu adoraria ser acordado com o som do kiwi", disse o prefeito de Wellington, Justin Lester, que tem sido um forte defensor do controle de predadores na cidade. Se o retorno do kiwi nas áreas periféricas for bem-sucedido, a ave se juntará a outros animais selvagens nativos que prosperam na capital.

foto - theguardian.com

Sob o programa, que está sendo coordenado por um consórcio de grupos de conservação, 20 mil hectares de terras públicas e privadas ao redor de Wellington serão alvo de armadilhas intensivas contra os predadores nos próximos três anos para iniciar a reintrodução do kiwi. "Um dos desafios da conservação do kiwi é fazer com que as pessoas entendam e se importem com algo que não podem ver e não experimentar", diz Michelle Impey, do grupo de conservação Kiwis for Kiwi. Fonte - https://www.theguardian.com/environment/2018/nov/13/kiwis-to-be-reintroduced-to-new-zealand-capital-for-first-time-in-a-century

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.