© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Ameaçada de extinção, a população de gorilas-da-montanha aumentou significativamente graças aos esforços de conservacionistas

November 20, 2018

 

Depois de enfrentar quase-extinção, o número de gorilas-da-montanha está em constante crescimento. A “Union for Conservation of Nature”, com sede na Suíça, atualizou o status dos gorilas-das-montanhas na semana passada, de "criticamente ameaçada" para "ameaçada", uma designação mais confiante, ainda que imprevisível. 
 
Existem atualmente mais de 1.000 desses raros animais na natureza, bem acima de uma população média de 680, estimada 10 anos atrás. Os gorilas-da-montanha vivem em florestas exuberantes e nebulosas ao longo de uma série de vulcões adormecidos no leste da África. Seu habitat está dentro de parques nacionais que abrangem partes de Ruanda, Uganda e República Democrática do Congo. 

                                                                                                               foto - wwf.com


Os três governos aumentaram a fiscalização dos limites dos parques nacionais - áreas onde a caça, a extração de madeira e as estradas pavimentadas são ilegais. "No contexto de colisões populacionais de vida selvagem ao redor do mundo, este é um notável sucesso de conservação", disse Tara Stoinski, presidente e cientista-chefe do Dian Fossey Gorilla Fund. 
 
A instituição de caridade dos Estados Unidos recebeu esse nome em homenagem ao pesquisador de primatas cuja pesquisa ajudou a atrair a atenção internacional para os gorilas-das-montanhas e cujo periódico se tornou a base para o filme "Gorillas in the Mist", de 1988, de Sigourney Weaver.  
 
"Este é um raio de esperança - e isso está acontecendo em países recentemente devastados pela guerra e ainda muito pobres", disse Stoinski, que também é membro do grupo de especialistas em primatas da IUCN, que recomendou a mudança de status. 
 
"Fizemos progressos em termos de proteção, em termos de permitir um ambiente onde os gorilas da montanha possam continuar a prosperar e crescer", disse Anna Behm Masozera, diretora do Programa Internacional de Conservação dos Gorilas, com sede em Kigali, Ruanda. 

 

 

 

Fonte - https://www.euronews.com/2018/11/15/victory-for-conservationists-as-rare-mountain-gorilla-population-rises

Please reload

Notícias em destaque

Interceptor: A nova máquina de limpeza de rios que remove 50 mil kg de plástico por dia

December 5, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle