Holanda inaugura primeira ciclovia sustentável feita de plástico do mundo

A primeira ciclovia de plástico do mundo feita de garrafas, copos e embalagens reciclados foi inaugurada na Holanda, na cidade de Zwolle, como parte de um piloto que pode ver estradas semelhantes se abrirem em todo o país. O caminho de 30 metros, feito de plástico reciclado equivalente a mais de 218.000 copos plásticos, deverá ser três vezes mais durável do que uma alternativa de asfalto.

foto - climateaction.org

Ele também contém sensores para monitorar o desempenho da estrada, incluindo sua temperatura, o número de bicicletas que passam por ele e sua capacidade de lidar com o tráfego. As ciclovias são leves e ocas, facilitando o transporte e são 70% mais rápido de instalar. Cabos e canos de serviço público podem ser facilmente instalados no interior, e o caminho é projetado para drenar a água da chuva.

foto - e360.yale.edu

Uma segunda ciclovia deve ser instalada em Giethoorn, em Overijssel, e Roterdã é a cidade que mais provavelmente adotará a tecnologia. Os inventores da ciclovia, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma, disseram: “Este primeiro piloto é um grande passo para uma estrada sustentável e preparada para o futuro, feita de resíduos de plástico reciclado. Quando inventamos o conceito, não sabíamos como construir uma estrada de plástico, agora sabemos. ”

foto - weforum.org

Ao anunciar o conceito pela primeira vez em 2015, Jorritsma disse: “Você vê uma garrafa; nós vemos uma estrada. O concreto asfáltico é responsável por 1,5 milhão de toneladas de emissões de CO2 por ano, o equivalente a 2% das emissões globais de transporte rodoviário.

Fonte - https://www.theguardian.com/environment/2018/sep/13/a-road-full-of-bottlenecks-dutch-cycle-path-is-made-of-plastic-waste

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.