RJ é primeiro Estado do Brasil a proibir carroças puxadas por animais

O uso de cavalos e jumentos para puxar carroças e charretes nos grandes centros, seja para o transporte de cargas ou pessoas, está proibido no estado. A lei 7.194/2016, de autoria do deputado estadual Dionísio Lins (PP), foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão. A lei, no entanto, abre exceção para os animais utilizados em áreas rurais do estado, onde são necessários como meio de locomoção e sustento, e em atividades turísticas, como as promovidas na Praça Xavier de Brito, conhecida como Praça dos Cavalinhos, na Tijuca, na Ilha de Paquetá e em Petrópolis.

foto - hypeness.com.br

Quem for flagrado descumprindo a nova determinação será punido de acordo com a legislação vigente relacionada a maus-tratos contra os animais. De acordo com Dionísio Lins, é cada vez maior o número de denúncias relativas à exploração de cavalos, burros e jumentos em transporte de mobiliário, entulho, ferragens e lixo. A partir de agora, o cidadão pode denunciar, e o infrator será punido. Ao mesmo tempo, os animais poderão ser recolhidos por um órgão de proteção. É comum pessoas relatarem que viram cavalos sendo maltratados e utilizados como animal de carga, até não poderem mais, e caírem de cansaço e fome no asfalto quente. O pior é que, quando não servem mais para o trabalho, geralmente eles são brutalmente sacrificados. Isso é um absurdo. Presidente da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), Izabel Nascimento diz que a nova lei “é um avanço”. Mas critica o fato de a proibição não ter sido estendida para o uso de animais em atividades turísticas. Ela citou o caso de Paquetá, onde há várias denúncias de maus-tratos. — Todos os aparelhos usados na boca dos cavalos dão úlcera, prendem a língua. É uma escravidão animal — disse Izabel. — Nunca vi fazer turismo em cima de crueldade. Se as pessoas vissem o que acontece com os cavalos de Paquetá, não teriam coragem de andar em charretes puxadas por eles.

Reprodução - http://fundacaoverde.org.br/pages/cidadesustentavel/2019/01/11/lei-proibe-o-uso-de-cavalos-para-puxar-carrocas-no-estado/

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.