Rússia ordena libertação de 100 baleias em cativeiro após pressão do ator Leonardo DiCaprio

Autoridades russas ordenaram a liberação de 100 baleias orcas e belugas (baleia-branca) em cativeiro após a pressão do ator Leonardo DiCaprio. Imagens mostrando os animais majestosos sendo mantidos em cercados apertados na costa do Pacífico da Rússia receberam uma onda de críticas desde a sua primeira aparição no ano passado. O Kremlin disse que cinco filhotes de morsas, 11 orcas e 90 filhotes de belugas foram mantidos em condições de crueldade por proprietários que planejavam vendê-los a aquários chineses. O serviço de segurança federal da Rússia, o FSB, apresentou acusações contra quatro empresas por infringirem as leis de pesca.

foto - nationalgeographic.com

No entanto, as baleias ainda estão reclusas na “prisão das baleias”, enquanto as autoridades tentam seguir o protocolo para que sejam libertadas. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse na semana passada que o presidente Vladimir Putin havia intervido pessoalmente para tratar do assunto. “Estamos fazendo tudo que podemos”, disse o ministro da Ecologia, Dmitry Kobylkin, à agência de notícias TASS, na quinta-feira. “Ninguém se opõe a liberar as orcas, mas o mais importante é liberá-las adequadamente”, disse ele.

Ele mencionou o clima frio como um dos obstáculos para libertar as baleias sem lhes causar nenhum dano. O ator de Hollywood Leonardo DiCaprio já havia postado no Twitter para pedir que seus 19 milhões de seguidores assinassem uma petição online apoiando a soltura dos animais. “Por favor, assine esta petição e junte-se a mim para protestar contra a captura desumana de orcas e belugas na Rússia”, escreveu ele em 26 de fevereiro. Desde então, a petição recebeu mais de 900.000 assinaturas.

Na semana passada, Putin ordenou que seus ministros do meio ambiente e da agricultura “determinassem o destino” dos mamíferos marinhos ainda nesta semana. Estamos na torcida para que elas sejam liberadas de forma segura e correta.

Reprodução - http://divemag.com/russia-pede-libertacao-de-100-baleias-em-cativeiro-apos-pressao-de-leonardo-dicaprio/

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.