© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Estudante cria 5 mil abelhas em apartamento de 42 m² no centro de São Paulo

March 29, 2019

 

Um estudante está fazendo um experimento inusitado no centro de São Paulo: criar 5 mil abelhas na sala de seu apartamento de 42 m². Para tornar isso possível, Celso Barbieri Jr., de 24 anos, teve de contornar alguns problemas.

 

O apartamento não tem sacada e ele precisa manter a janela da sala fechada para que sua gata não fuja. A solução foi montar as colmeias em duas caixas de madeira que ele mantém em uma prateleira sobre a janela. 
 
Também criou um sistema de "túneis" feitos com canos de PVC – para que as abelhas saiam para se alimentar –, que tem até uma entrada de madeira para simular uma árvore. 

                                                                                                                                 foto - bbc.com


Depois, o mais difícil foi pensar em um toldo na ponta de um dos canos para evitar que as abelhas morressem atraídas pelas luzes noturnas e fossem parar nas casas dos vizinhos. "Queria ver se no centro da cidade, num lugar superárido, cercado por cimento de todo lado, daria para criar abelhas", diz. 
 
Deu certo. Além das sensíveis abelhas mandaçaias, ele cuida das pequenas jataís, ambas espécies nativas brasileiras de abelha sem ferrão. 
 
"Abro as caixas uma vez por semana ou a cada quinze dias para ver se estão botando ovos novos e se não houve invasão de mosca", conta. Se alguma abelha escapa, ele coloca de volta com a mão ou deixa que voltem à colmeia pelo cano. 
 
As jataís produzem um litro de mel por ano e as mandaçaias, cinco litros. Também fazem própolis, mas, em condições ideais, a produção seria bem maior. Celso não consome, pois está focado em observar o experimento. 
 
Como tem menos de 50 enxames, ele precisou apenas fazer um cadastro técnico no Ibama e informar o objetivo da sua criação, sem precisar avisar a prefeitura ou outro órgão. 
 
Na maior parte do ano não é preciso se preocupar em reforçar a alimentação das abelhas. Há flores suficientes na redondeza e ele fez uma hortinha vertical com hortelã, flores e pimenta perto das colmeias para elas coletarem pólen. 
 
No inverno, coloca uma mistura de água com açúcar dentro da caixa para compensar a falta de flores. Com as jataís, praticamente aposentou o guarda-chuva, pois o comportamento da abelhas seria um "ótimo serviço de previsão do tempo". "Quando o céu está fechado e as jataís voltam para a colmeia, sei que vai chover em uns 20 minutos, então nem saio de casa." 

 
 
Fonte - https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151204_abelhas_urbanas_text_pm_lk 

Please reload

Notícias em destaque

Minalba chega ao mercado na versão latas de alumínio 100% recicláveis.

February 13, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle