Extra e Pão de Açúcar trocam bandejas de isopor por material biodegradável

A pauta do uso excessivo de embalagens, como plástico e isopor, tem sido bastante frequente, principalmente quando se fala do setor de hortifrúti, que a cada ano vem recheando as prateleiras (e os lixões) de bandejas de poliestireno expandido (isopor), plástico filme e embalagens plásticas rígidas. No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, sem qualquer tipo de tratamento, em lixões a céu aberto. Outros 7,7 milhões de toneladas são destinadas a aterros sanitários. E mais de 1 milhão de toneladas sequer são recolhidas pelos sistemas de coleta.

foto - ambientelegal.com.br

Pensando em amenizar este impacto ambiental, o GPA, controlador das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, anunciou que vai substituir 100% de suas bandejas de isopor utilizadas em produtos hortifrúti (frutas, verduras e legumes) Taeq e Qualitá para uma solução 100% biodegradável. A mudança começa em maio de 2019 e deve ser concluída em um ano. A nova embalagem, produzida a partir de uma tecnologia da Tamoios Tecnologia, é desenvolvida com caixas de celulose e amido. Elas são 100% livres de petroquímicos e aditivos tóxicos e totalmente biodegradáveis. Ao ser descartada, a nova embalagem leva até seis meses para ser totalmente degradada, diminuindo assim, o descarte de resíduos. As bandejas substituem às feitas de isopor (poliestireno expandido), PVC, PET e outros plásticos – mensalmente, 600 mil bandejas delas eram utilizadas por Taeq e Qualitá em todo o país. A mudança começa a ser implantada em maio nos itens orgânicos Taeq comercializados nas redes Extra (super, hiper e Mini Extra) e Pão de Açúcar (supermercado e Minuto) do estado de São Paulo, além dos respectivos e-commerces.

A expectativa é que, após a avaliação do uso inicial da tecnologia, a substituição aconteça também nos demais estados do país e inclua os itens Qualitá. Até maio de 2020, portanto, todas as bandejas de frutas, verduras, legumes e ovos das marcas Qualitá e Taeq serão feitas com a nova tecnologia.

Reprodução - https://ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/extra-pao-de-acucar-bandejas-biodegradavel/

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.