Papa Francisco alerta sobre emergência climática e pede transição energética radical

Na última sexta-feira (14), o Papa Francisco deixou um sério alerta sobre as mudanças climáticas para executivos de grandes companhias de petróleo e seus principais investidores. Numa reunião promovida pelo Vaticano, o Papa disse: “Diante de uma emergência climática, devemos tomar as devidas medidas para evitar a perpetração de um ato brutal de injustiça contra os pobres e as futuras gerações”.

foto - aquinoticias.com

Ao declarar que o mundo enfrenta uma emergência climática, o pontífice confere novo ímpeto aos apelos de movimentos ativistas como o Extinction Rebellion, que exige que seus governos declarem estado de emergência climática. Durante a reunião, o Papa fez seu primeiro apelo explícito de que se limite o aquecimento global a 1.5ºC, o limite a partir do qual as consequências das mudanças climáticas serão catastróficas. Ele citou um relatório recente da ONU, que indica que as emissões de gases de efeito estufa devem ser reduzidas em 50% nos próximos 11 anos, dizendo: “Esse relatório é um claro alerta de que os efeitos sobre o clima serão catastróficos se ultrapassarmos o limite de 1.5ºC estabelecido no Acordo de Paris. Além disso, o relatório também avisa que resta apenas uma década para chegarmos a essa contenção do aquecimento global”. O Papa Francisco pediu que os CEOs e investidores de companhias de petróleo e gás façam uma “transição energética radical”, dizendo: “Em nossa reunião ano passado, expressei a preocupação de que a civilização precisa de energia, mas o uso da energia não deve destruir a civilização. Hoje, uma transição energética radical se faz necessária para salvar nossa casa comum”. A preocupação de que as companhias de petróleo e gás continue a conduzir negócios da mesma forma, apesar de alegarem o contrário, é evidenciada num discurso realizado no mês passado, em que o Papa disse: “Os investimentos em combustíveis fósseis continuam a aumentar, mesmo com os cientistas nos dizendo que estes devem permanecer no solo”.

Reprodução - https://ciclovivo.com.br/planeta/mudancas-climaticas/papa-declara-emergencia-climatica-transicao-energetica/

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.