© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Mulheres da ilha de Zanzibar, na Tanzânia, estão sendo treinadas como engenheiras solares e trazem luz para aldeias remotas

September 5, 2019

 

Como mãe solteira, Salama Husein Haja infelizmente era baixa na hierarquia de sua aldeia na Tanzânia e lutava para ganhar a vida com sua família como agricultora. 
 
Mas agora ela está obtendo status e uma renda estável depois de ser treinada como engenheira solar da comunidade para um projeto que traz luz a dezenas de aldeias rurais onde nenhuma casa está conectada à eletricidade nas ilhas de Zanzibar, na Tanzânia. 

                                                                                                                      foto - news.trust.org


O esquema de treinamento solar oferecido pelo Barefoot College, uma empresa social que começou na Índia e agora trabalha na África Oriental, também se concentra especificamente no treinamento de mulheres. 
 
O projeto foi desenvolvido para abordar o fato de que as mulheres são muito menos capazes de deixar suas aldeias devido à pobreza e aos laços familiares, além de capacitar as mulheres na sociedade dominada por homens da Tanzânia, oferecendo-lhes trabalho decentemente pago. 
 
A energia solar oferece soluções para conectar aldeias rurais com poucas perspectivas de obter energia elétrica e aumentar a resiliência e a sustentabilidade. 
 
Avós e mães solteiras - muitas das quais nunca aprenderam a ler ou escrever - estão entre as que estão sendo treinadas no âmbito do programa que, segundo eles, poderiam transformar vidas em suas comunidades pobres de pescadores e agricultores. 
 
"Nós lutamos muito para obter iluminação", disse Haja, 36 anos, agricultor de vegetais e mãe de três filhos de uma vila em Unguja, a maior e mais populosa ilha do arquipélago de Zanzibar. 
 
A vida é desafiadora para as mulheres em Zanzibar, as mulheres são quase duas vezes mais propensas que os homens a não ter educação e são menos propensas a possuir uma terra ou ter acesso a uma conta bancária, de acordo com uma pesquisa do governo da Tanzânia em 2016. 
 


Fonte - https://www.reuters.com/article/us-tanzania-women-development/women-bring-light-to-remote-villages-on-islands-of-zanzibar-idUSKCN1SR03S

Please reload

Notícias em destaque

Família peruana cria laptop ecológico feito de madeira que é recarregado pelo sol e pode durar 10 anos

August 14, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle