© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Americano que ensinava a pintar árvores na televisão inspira projeto de plantio para detentos na vida real

September 11, 2019

 

Durante os anos 80, o norte-americano Bob Ross ficou conhecido por ensinar na televisão suas técnicas de pintura a óleo. No programa The Joy of Painting (A Alegria de Pintar), o carismático pintor, de voz suave e palavras sempre otimistas, mostrava como fazer quadros de paisagem – sobretudo como pintar “pequenas árvores felizes”, segundo suas palavras. Apesar da precoce morte, aos 52 anos, ainda hoje é bastante querido e está inspirando um projeto que espalha árvores nativas no estado de Michigan, nos EUA.  

                                                                                                                                    foto - cnn.com

 

O programa consiste no incentivo a práticas de horticultura a pessoas em situação de cárcere para posterior replantio em áreas públicas. O projeto em si já existe há mais de 10 anos, porém agora o Departamento de Recursos Naturais de Michigan resolveu renomeá-lo para “Happy Little Trees” (Pequenas Árvores Felizes). É uma homenagem à figura de Bob Ross, ao otimismo que ele representa, além de chamar mais atenção para a causa. 
 
Os detentos plantam as árvores e cuidam delas até que atinjam cerca de um metro e oitenta de altura, depois disso são levadas para serem replantadas em 21 dos parques estaduais de Michigan. Cada espécie substitui desde árvores danificadas até espécies invasoras. 

                                                                                                            foto - smithsonianmag.com


Apesar do gerenciamento dos parques estaduais já contar com apoio da sociedade civil, desde que anunciou o projeto, o departamento atraiu muitos voluntários para a fase de plantio de árvores nos parques. Coleta de sementes de plantas nativas, corte e remoção de plantas invasoras e limpeza de áreas naturais são algumas das atividades fundamentais realizadas em tais trabalhos. 

                                                                                                            foto - smithsonianmag.com


Quanto mais pessoas inspiradas e engajadas, mais braços haverá para a luta do reflorestamento. Além da satisfação pessoal, está mais do que comprovado que as árvores trazem ganhos econômicos e podem ser a solução para um futuro incrível. 

 

 

Reprodução - https://ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/homem-ensinava-pintar-arvores-plantio-real/ 

Please reload

Notícias em destaque

Rebanho de 120 cabras selvagens percorre livremente em cidade do País de Gales após quarentena

April 2, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload