© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Conheça a vila nas Filipinas que troca lixo plástico por quilos de arroz

September 13, 2019

 

Uma vila fora da capital filipina Manila lançou um programa que permitirá que os moradores troquem um quilo de lixo plástico pela metade do seu peso em arroz, numa tentativa de motivar as pessoas a descartar o lixo adequadamente e limpar as ruas no processo. 
 
A moradora da vila Vernoica Dolorico percorre as ruas em busca de plástico. Ela é conhecida na vila como a 'tia ambiental', coletando lixo de seus vizinhos ou simplesmente retirando-o do chão. 
 
"Sinto que o nosso ecossistema está realmente sujo. Se eu pudesse, pegaria todos os plásticos ao longo da estrada sempre que sair de casa. “ Disse Vernoica. 

                                                                                                                      foto - mongabay.com


Para as pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, um quilo de arroz no valor de 70 centavos significa muitas horas de trabalho. 
 
Para Dolorico, mãe de quatro filhos e esposa de um motorista de Tuk Tuk, o programa de plástico por arroz vale cada grão. 
 
"Em algumas horas, recolhi 14 quilos de plástico, então recebi 7 quilos de grãos de arroz. É uma grande ajuda para termos um quilo de arroz por dia durante a semana". 
 
As Filipinas estão entre os principais poluidores de plásticos marinhos do mundo, de acordo com um relatório conjunto da Ocean Conservancy e da McKinsey.  
 
Mas o programa da vila é um pequeno passo para o país. O capitão da vila, Andor San Pedro, diz que, embora o programa não ajude a reduzir o consumo de plástico, ele ainda pode ensinar as pessoas a descartar adequadamente os resíduos. 
 


Fonte - https://news.yahoo.com/philippine-village-exchanges-plastic-rice-100908262.html 

Please reload

Notícias em destaque

Lixo recolhido no carnaval de rua deve ser transformado em lixeiras sustentáveis em cinco capitais brasileiras

February 21, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle