© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Venezuelanos e brasileiros coletam 1 tonelada de lixo nas margens de igarapé

October 3, 2019

 

No meio do principal parque urbano de Manaus (AM), por onde correm as águas que irão desembocar na maior bacia hidrográfica do mundo, um grupo de cerca de 60 pessoas se uniu para uma ação pontual, mas com um propósito muito maior: limpar as margens do igarapé como forma de contribuir para preservação do lugar que hoje eles chamam de lar. 
 
Inspirados a contribuir com a comunidade que os acolheu e a preservar o meio ambiente, cerca de 30 venezuelanos se juntaram à iniciativa “Igarapés Limpos”, que promove mutirões de limpeza nas margens dos rios da bacia amazônica. Um deles foi Omar, venezuelano de 70 anos que vive na cidade desde setembro de 2017 e atua como promotor comunitário da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). 

 
“O que me motiva a ser um promotor comunitário é poder ajudar pessoas, especialmente refugiados que têm muitas necessidades; e assim eu posso também colaborar com o país que me acolhe”, afirmou. 
 
Nem o calor de mais de trinta graus desanimou o grupo. Durante um dia todo, luvas, máscaras e sacos de lixo foram os instrumentos de trabalho usados para remover plástico, papel, borracha, metal e até equipamentos eletrônicos do Parque do Mindu, uma área de conservação ambiental. 
 
E os esforços do grupo renderam frutos: uma tonelada de lixo foi retirado das margens do rio. Em média, cada pessoa removeu 17 quilos de resíduos da natureza. 
 
“Sinto que estou mudando alguma coisa, fazendo parte de algo que gera transformação. O que mais gostei é poder fazer algo produtivo pela comunidade e meio ambiente que nos rodeia”, afirmou Cristina, venezuelana de 40 anos que participou da inciativa. 
 
Como parte dos seus esforços enquanto conectores entre refugiados e a comunidade brasileira, Omar, Cristina e outros promotores comunitários mobilizaram seus familiares e conhecidos para participar desta ação e promover maior integração local. 

 

Reprodução - Ciclo Vivo 

Please reload

Notícias em destaque

Bill Gates está investindo bilhões financiando fábricas para produzir 7 potenciais vacinas contra o coronavírus

April 5, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle