© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Cidade de Brasília tem horta orgânica comunitária de 5 mil metros quadrados

October 28, 2019

 

Uma horta orgânica comunitária gera renda e sustento para cinco famílias de produtores em São Sebastião, em Brasília. Em uma área pública de cinco mil metros quadrados, a terra vermelha deu lugar, há 15 anos, a hortaliças e árvores frutíferas, tornando-se o que é considerada hoje a maior horta urbana do Distrito Federal – o Instituto Horta Girassol. 
 
Nesta semana, Agricultores da região, com o apoio logístico do GDF, doaram três caminhões de poda triturada, que são utilizadas como adubo na plantação. 

 

Mais do que uma prática saudável, o composto é uma forma de economizar. “Além de economizarmos no adubo, também reduzimos o custo de água, porque esse composto retém a umidade e protege o solo. Quando tiramos o plantio, a poda virou adubo e a terra ficou cheia de matéria orgânica”, explica Hosana Alves de Nascimento, coordenadora do projeto. 
 
A líder comunitária largou a profissão de doméstica e fez da horta sua fonte de renda. Atualmente, ela trabalha com as plantações, ao lado de um dos filhos e a nora. Outro filho cursa agronomia na Universidade de Brasília (UnB). “Isso hoje é a minha vida. Ver meu filho e nora aqui trabalhando comigo não tem preço. O que era um problema, virou solução e passou a sustentar famílias”, avalia Hosana, antes de ressaltar outra vantagem da atividade. 
 
O projeto recebe doações de adubos, sementes e outros itens, além de abrir espaço para trabalho voluntário. A renda dos agricultores é fruto da venda dos produtos, que podem ser adquiridos no varejo ou ainda por meio de um sistema de cotas. 
 
Funciona assim: os interessados pagam o valor de R$ 250,00 por mês e podem retirar todos os sábados uma cesta com cerca de 15 itens, dentre frutíferas, hortaliças e legumes, como: alface crespa e americana, pepino, jiló, tomate, banana, abobrinha, coentro, cebolinha, mostarda, alho poró e pimentão. 
 
O trabalho já recebeu reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Horta Orgânica Comunitária Girassol foi selecionada para a primeira exibição anual da Feed Your City, que aconteceu em 2016. 
 


Reprodução - https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/10/20/gdf-incentiva-horta-comunitaria-em-sao-sebastiao/

Please reload

Notícias em destaque

Interceptor: A nova máquina de limpeza de rios que remove 50 mil kg de plástico por dia

December 5, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle