© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

A última beluga foi finalmente libertada da "prisão de baleias" localizada na Rússia

November 13, 2019

 

Após enorme pressão internacional, as últimas belugas que estavam na "prisão de baleias" na costa leste da Rússia foram libertadas, de acordo com um comunicado do Instituto Federal de Pesquisa da Pesca e Oceanografia da Rússia (VNIRO).

 

Estima-se que 10 orcas e 87 baleias beluga já foram mantidas na instalação, que consistia em recintos fechados e cobertos de gelo em uma baía sombria perto do porto de Nakhodka, no Pacífico.

A situação chegou às manchetes em novembro de 2018, quando ativistas compartilharam imagens de drones dos recintos das baleias.

                                                                                                        foto - onebigphoto.com

 

O vídeo rapidamente se tornou viral, provocando protestos internacionais de ativistas e até de algumas celebridades de destaque, incluindo Leonardo DiCaprio.

O governo russo foi relativamente receptivo às críticas, com o próprio presidente Vladimir Putin pedindo ao governo que investigasse os recintos de baleias.

Desde então, as baleias têm sido constantemente liberadas em vários lotes desde o início do verão, com a última das orcas sendo libertada em agosto. Em 10 de novembro de 2019, as autoridades declararam que a liberação das últimas belugas na Baía de Uspeniya foi concluída com êxito.

 

"Durante o transporte, os animais se comportaram com calma, seu comportamento foi monitorado por cientistas, veterinários e treinadores experientes", afirmou a VNIRO em comunicado. "Três grandes indivíduos têm etiquetas de satélite que permitirão aos cientistas monitorar o movimento de animais na natureza".

 

"Esse resultado não é ideal para as belugas, já que esse não é o habitat normal ou a área em que foram capturadas. Embora a situação não ser das melhores, um destino pior estava por vir para as orcas e belugas capturadas. ", disseram Jean-Michel Cousteau e Charles Vinick, do Whale Sanctuary Project, em comunicado.

 

 

Fonte - https://www.iflscience.com/plants-and-animals/the-last-of-the-whales-have-finally-been-freed-from-russias-notorious-whale-jail-/

Please reload

Notícias em destaque

Interceptor: A nova máquina de limpeza de rios que remove 50 mil kg de plástico por dia

December 5, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle