Japão anuncia planos para tornar a usina de Fukushima em um centro de energia 100% renovável

O Japão está planejando fazer com que a usina de Fukushima se transforme em um centro de energia renovável, quase nove anos depois de se tornar o cenário do pior acidente nuclear do mundo. A prefeitura do nordeste do Japão está associada a um projeto ambicioso: o governo local prometeu alimentar a região de Fukushima com 100% de energia renovável até 2040, em comparação a hoje com 40%.

foto - revistagalileu.globo.com

O acidente de 2011, desencadeado por um forte terremoto e tsunami, derreteu 3 dos 6 reatores nucleares da usina e enviou grandes quantidades de radiação para a atmosfera e forçou a evacuação de mais de 150.000 residentes. O projeto de 300 bilhões de ienes (US $ 2,75 bilhões), cujos patrocinadores incluem o Banco de Desenvolvimento do Japão e o Banco Mizuho, ​​envolverá a construção de 11 parques de energia solar e 10 parques eólicos em terras agrícolas abandonadas e em áreas montanhosas até o final de março de 2024. Um cabo de 80 km conectará a geração de energia de Fukushima à área metropolitana de Tóquio, cidade fortemente dependente da energia nuclear produzida nas duas usinas atômicas da prefeitura. Quando concluído, o projeto gerará até 600 megawatts de eletricidade, cerca de dois terços da produção de uma usina nuclear média. As energias renováveis ​​representaram 17,4% do mix de energia do Japão em 2018, de acordo com o Instituto de Políticas de Energia Sustentável, bem abaixo dos países da Europa. O governo pretende aumentar esse número para 22% a 24% até 2030, uma meta que o primeiro-ministro Shinzo Abe descreveu como ambiciosa, mas que ativistas criticam como insuficiente.

Fonte - https://www.theguardian.com/environment/2020/jan/05/fukushima-unveils-plans-to-become-renewable-energy-hub-japan

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.