© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Agrônomo brasileiro cria primeira telha hidropônica do mundo

February 3, 2020

 

Cultivar trigo, quem sabe feijão ou uma simples alface. O engenheiro agrônomo Sérgio Rocha quer mais é plantar o que dá na telha, literalmente. Tanto que criou a primeira telha hidropônica, que se tem notícia, para cultivar diversos tipos de plantas como legumes, grãos e verduras. 
 
Desde 2008, o agrônomo e a ecóloga Fabiana Scarda trabalham com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para telhados verdes e jardins suspensos por meio do Instituto Cidade Jardim. Muitos clientes pedem orçamento para instalar jardins sobre coberturas com telhas de barro ou fibrocimento, mas é um desafio devido às próprias características de tais materiais que não podem receber sobrecarga permanente. De um problema, veio a ideia de criação da Kaatop. 

                                                                                                                    foto - ciclovivo.com.br


Além de ser muito mais leve que uma telha comum, o novo produto promete ser à prova de infiltração, que é um grande receio para muitos. “Começamos a perceber que as tecnologias existentes são sempre itens a mais na obra -, são revestimentos para lajes e coberturas já impermeabilizadas. Então resolvemos criar um produto que simplificasse a instalação e que de fato pudesse cumprir com a função de uma telha”. A Kaatop não precisa de membrana de impermeabilização, pois é vedada pelo próprio encaixe das telhas. 
 
O produto foi testado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e “nenhuma gota, nem com simulação de chuva e vento forte, nem com o sistema interno de irrigação foi constatada”, garante Sérgio. Todo o sistema é automatizado e o agricultor urbano pode monitorar remotamente a umidade, teor de adubação, consumo de água, temperatura e pH. 
 
É possível ver as telhas em pleno funcionamento na sede do Instituto Cidade Jardim em Itu, município de São Paulo, onde são testados diversos cultivos agrícolas e forrações. Além da Faculdade de Engenharia de Sorocaba onde foi montado testes de automação. 

 

 

Fonte - https://ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/agronomo-brasileiro-primeira-telha-hidroponica/

Please reload

Notícias em destaque

Maior viveiro da América Latina é inaugurado no Paraná

April 1, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload