© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

Bitucas de cigarro recolhidas na praia estão sendo transformadas em pranchas de surfe em Santa Catarina

February 20, 2020

 

A união entre ajudar o meio ambiente e incentivar o reaproveitamento de lixo deu início a um projeto que desde janeiro deste ano recolhe bitucas de cigarro deixadas na Praia de Itapirubá, localizada entre os municípios de Imbituba e Laguna, no Sul de Santa Catarina. Os materiais recolhidos são utilizados na confecção de pranchas de surfe. 
 
De acordo com os biólogos que trabalham na iniciativa, cada duas bitucas de cigarro equivalem a um litro de esgoto na natureza e esse material demora cerca de cinco anos para decompor. Os participantes do projeto instalaram 30 "bituqueiras" em pontos da praia para o recolhimento dos restos do cigarro. 

                                                                                                                   foto - vejasp.abril.com


"Ao total a gente já contabilizou 30 mil bitucas. Eu me espantei no último domingo quando fui no canto da Praia da Vila, que fica no outro lado da Praia de Itapirubá, e no trajeto de 200 metros, eu achei 661 bitucas", conta a bióloga Amanda Suita. 
 
As bitucas serão instaladas em uma espécie de esteira que será encapada de modo tradicional na montagem de uma prancha. Com a quantidade de bitucas já recolhidas, poderão ser feitos vários protótipos. 
 
Até o final da temporada de Verão, essas pranchas estarão disponíveis nos comércios da região. Quem tiver interesse em surfar com uma delas, poderá pegar emprestada nos pontos que estarão disponibilizando as pranchas nas praia de Itapirubá. 
 


Reprodução - https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/verao/2020/noticia/2020/02/09/iniciativa-usa-bitucas-de-cigarro-recolhidas-em-praias-para-transformar-em-pranchas-de-surfe-em-sc.ghtml 

Please reload

Notícias em destaque

Maior viveiro da América Latina é inaugurado no Paraná

April 1, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload