© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.                                 

São Paulo está espalhando jardins de chuva na região central

March 9, 2020

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, está construindo mais de 20 mil metros de jardins de chuva nos distritos da Sé, República, Santa Cecília, Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação e Liberdade. 
 
Os jardins têm a função de ampliar a permeabilidade urbana, minimizar os efeitos do escoamento superficial e reter a água por meio de jardins de retenção hídrica. Além de coletar e ‘segurar’ as águas, os jardins contribuem para a minimização dos efeitos de enchentes e alagamentos; e claro, deixa a cidade mais florida e atrai mais pássaros. 

                                                                                                           foto - verdesp.com.br


Até o momento foram concluídos 18 jardins de chuva: 1 na Travessa Grassi, na Sé; 2 na Rua Antônio de Sá, no Glicério; 4 na Avenida 23 de Maio X Praça da Bandeira, na Bela Vista; e 11 no eixo da Rua Major Natanael, no Pacaembu. 
 
Na Rua Major Natanael há o maior sistema de jardins de chuva do Brasil, congregando 11 jardins dispostos em pontos específicos deste eixo, com mais de 2.700 m2 de área verde para a cidade de São Paulo. 
 
A constituição de quase todos os jardins têm como regra a “inversão” do que se faz com uma rua, ou seja, ao invés de se ter a base de asfalto ou concreto como material; se tem a terra. 
 
Estamos construindo um futuro mais verde para o Centro da nossa cidade com bosques de conservação urbana e jardins de chuva. Ganha a população que terá espaços que antes eram cinza e agora possuem as variadas cores de flores, sons de passarinhos, e a beleza das árvores. São projetos de preservação ambiental como estes que estamos desenvolvendo com dedicação de toda equipe da Subprefeitura Sé, respeito ao meio ambiente e carinho pela nossa São Paulo”, finalizou o subprefeito da região, Roberto Arantes. 
 


Reprodução - https://ciclovivo.com.br/arq-urb/urbanismo/jardins-de-chuva-sp-centro/

Please reload

Notícias em destaque

Maior viveiro da América Latina é inaugurado no Paraná

April 1, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle