Harpia, a maior águia das Ámericas, é fotografada no Paraná pela primeira vez na história

Para ornitólogos e pesquisadores o dia 11 de abril de 2020 entrou para a história: pela primeira vez uma harpia de vida livre foi fotografada no estado do Paraná. O observador e fotógrafo de aves Francisco Hamada, que planejava uma pescaria tranquila com o filho no rio Iguaçu, em Coronel Domingos Soares (PR), sequer sonhava com a possibilidade do flagrante, até que foi surpreendido pela maior águia das Américas. “Não me lembro se a ave estava pousada ou se chegou voando. Comecei a fotografá-la sem saber o que era, pensando que fosse até uma águia-pescadora, conta.

foto - g1.globo.com

Ela estava de costas e de repente virou para a câmera. Foi quando gritei: ‘Harpia! Não pode ser, não existe harpia por aqui’. Sabia que seria o primeiro registro para a região e fiquei muito emocionado”, lembra com detalhes o engenheiro agrônomo, que na hora teve dúvidas sobre a identificação da ave. “Não tinha absoluta certeza se era uma harpia. Talvez pela distância ela parecia ser menor, o que me confundiu, diz. Foram 10 minutos de pura contemplação. “Primeiro fotografei a ave pousada no alto de um jerivá. Depois de uns seis minutos ela alçou voo para outra árvore, 300 metros mais distante, e pousou novamente, dessa vez com a cabeça encoberta pelas folhagens. Ficou uns três minutos e voou para bem longe, fora de nossas vistas”, diz Francisco. Antes dessa foto nem sabíamos ao certo se a espécie ainda existia no estado. Só contávamos com registros muito antigos de indivíduos coletados e depositados em museus, e alguns avistamentos não documentados, também muito antigos”, explica o ornitólogo, Willian Menq. De acordo com o especialista, historicamente a harpia ocorria em quase todo o Brasil, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul e, no Paraná, existia em praticamente todas as regiões densamente florestadas. “Porém, nas últimas décadas, devido à intensa fragmentação e erradicação das florestas brasileiras, ela desapareceu de várias regiões”, detalha.

Reprodução - https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2020/04/15/harpia-e-registrada-no-parana-pela-primeira-vez-na-historia.ghtml

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.