Tartarugas são vistas nadando em água cristalina da Baía de Guanabara no RJ

A imagem de tartarugas nadando na Baía de Guanabara, em águas cristalinas perto do Aeroporto Santos Dumont, viralizaram em redes sociais. O autor do vídeo afirma que o isolamento devido ao coronavírus teria causado o reaparecimento de animais. Especialistas ouvidos pelo G1, no entanto, acreditam que não é possível afirmar a relação entre a claridade da água e o aparecimento dos animais e a pandemia.

foto - noticias.band.uol.com.br

Segundo o oceanógrafo e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) David Zee, a limpeza da água não foi causada pela quarentena, mas pela sobreposição de dois fenômenos que causaram a alta da maré. Com essa água limpa veio carreando um monte de animais do mar, como tartarugas, peixes e além da água limpa. Nessa situação de maré elevada a água ficou limpinha, mas não porque o Rio de Janeiro parou, porque a poluição continua”, destacou Zee, explicando que o despejo de esgoto não foi reduzido. De acordo com o biólogo marinho Marcelo Szpilmann, diretor-presidente do Instituto de Conservação Marinha e presidente de honra do AquaRio, a Baía de Guanabara costuma ser um lar de tartarugas marinhas. Elas apenas ficaram mais visíveis por conta da mudança na água. Sempre que a água fica mais clara, seja na Baia ou nas águas das praias do Rio, a gente costuma ver animais que a gente não vê. Não que eles tenham surgido agora, mas eles sempre estão lá. Mas com a claridade da água você visualiza agora”, disse Szpilmann. A espécie de tartarugas que são vistas nas imagens provavelmente são tartarugas-verdes, de acordo com o biólogo. “As tartarugas sempre foram comuns na Baia de Guanabara, sempre foram. Ali é uma boa área de descanso e de alimentação. Para várias espécies”, afirmou o biólogo.

Reprodução - https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/04/15/tartarugas-sao-vistas-nadando-em-agua-cristalina-perto-do-aeroporto-santos-dumont-no-rio.ghtml

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.