Embrapa e A.B.E.L.H.A. oferecem curso online gratuito de criação de abelhas sem ferrão

Está no ar o primeiro curso online e gratuito sobre criação de abelhas sem ferrão, fruto da colaboração entre a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e a A.B.E.L.H.A. (Associação Brasileira de Estudos das Abelhas).

O Curso de Meliponicultura – Embrapa/A.B.E.L.H.A. está disponível na página de cursos da Embrapa, com linguagem acessível, rico em imagens e demonstrações práticas. As videoaulas vêm atender ao interesse crescente pela criação de abelhas sociais nativas do Brasil. Elas são dóceis – pois não têm ferrão – e podem ser criadas como hobby, mesmo em casa e centros urbanos, ou para fins comerciais, já que produzem méis especiais – alguns de grande valor no mercado.

foto - medium.com

O curso é idealizado e ministrado por Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente na área de abelhas e polinização, e também membro do comitê científico da A.B.E.L.H.A. O principal objetivo de suas pesquisas é desenvolver tecnologias para tornar a atividade de criação de abelhas sem ferrão economicamente viável.

Além de capacitar as pessoas para iniciar na meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), também queremos aprimorar as técnicas de quem já é criador, mas o faz de forma rústica, para que possa melhorar seu desempenho produtivo”, conta Menezes. O Brasil vive um momento especial em relação às abelhas, com muito interesse seja do público leigo, seja da academia. Agora, com o curso de meliponicultura, a ideia é que mais pessoas tenham contato com nossas abelhas. Assim, ajudamos a conservá-las”, explica a diretora-executiva da A.B.E.L.H.A., Ana Assad.

“Neste momento de crise em que precisamos ficar em casa, nada mais conveniente do que começar uma atividade nova. Além de ser divertido, as pessoas poderão produzir o próprio mel e ainda contribuir com o meio ambiente”, diz Menezes. “Até crianças podem começar uma criação, já que essas abelhas são absolutamente inofensivas!”

O curso conta ainda com o apoio de um importante parceiro do setor produtivo, a Loja das Abelhas, o maior fornecedor de produtos para criação de abelhas sem ferrão do Brasil, e da Kombee, projeto que usa as espécies nativas para ações de educação ambiental. Link do curso - https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/53024322/embrapa-e-abelha-oferecem-curso-online-de-criacao-de-abelhas-sem-ferrao

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.