Estado de São Paulo conseguiu recuperar uma parte de sua vegetação nativa

O estado de São Paulo conseguiu recuperar uma parte de sua vegetação nativa. O antes e o depois da Serra do Mar, em Cubatão, são um diploma de que o homem pode, sim, corrigir os erros cometidos na natureza.

O repórter Nélson Araújo acompanhou o começo dessa mudança para o Jornal nacional em 1989. Era um projeto pioneiro de semeadura aérea, se valendo de uma técnica engenhosa para replantar a Mata Atlântica perdida. Em laboratório, sementes de espécie nativas foram embaladas em cápsulas de gel. Depois de três anos de pesquisa, hoje pôde ser realizado o primeiro lançamento aéreo das bolinhas de sementes”, dizia o repórter em 1989. "Eu me sinto bem orgulhosa. Cubatão era conhecida, na época, como a cidade mais poluída do mundo”, explica Renata Mendonça, bióloga. Renata Mendonça e o geógrafo Roney Santos eram da equipe que coletou sementes para o reflorestamento. “Aqui a gente fez um processo de pesquisa aplicada. Começamos praticamente do zero e chegamos a resultados que hoje vemos aqui, 30 anos depois”, conta Roney.

foto - autopecasmolina.com.br

Cem quilômetros quadrados foram recompostos em Cubatão. E a experiência, um marco do movimento ambiental, estimulou outras iniciativas nas décadas seguintes. O Inventário Florestal, que começou a ser feito naquela época, veio mudando de fisionomia. Um mapa de 2000 traz o estado praticamente pelado. Um recente mostra que, nos últimos dez anos, o verde nativo aumentou de 4.340.000 para 5.670.000 hectares. A cobertura florestal, que era de 17,9%, foi para 22,9%. Um aumento de cinco pontos percentuais, revela o coordenador do inventário, o físico Marco Aurélio Nalon. Esse aumento pode parecer pequeno a princípio, mas ele é muito significativo, dado a dinâmica econômica e social do estado de São Paulo, que é muito intensa. O mais importante é que ele tem se dado nas regiões do estado onde a gente tem, historicamente, as maiores perdas de cobertura vegetal nativa”, explica Nalon. Reprodução - https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/08/11/estado-de-sao-paulo-conseguiu-recuperar-uma-parte-de-sua-vegetacao-nativa.ghtml

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.