Apresentação de animais selvagens será proibida em circos na França

A França vai proibir progressivamente os espetáculos com animais selvagens nos circos itinerantes do país. A apresentação, reprodução e aquisição de novas baleias orcas e golfinhos nos três parques aquáticos franceses também será proibida segundo anuncio nesta terça-feira (29) da ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili.


A ministra, que apresentou um conjunto de medidas para o "bem-estar da fauna selvagem em cativeiro", também noticiou o fim da criação de visons-americanos destinados à fabricação de roupas. Ela destacou que a "atitude em relação aos animais selvagens em nossa época mudou".


Passou da hora para que nosso fascínio ancestral por estes seres selvagens não se traduza mais em situações que favoreçam o seu cativeiro em detrimento de seu bem-estar", declarou a ministra.

Concretamente, a proibição dos espetáculos circenses com animais selvagens acontecerá nos próximos anos, segundo Barbara Pompili, que não anunciou um calendário concreto para a adoção da medida. "Determinar uma data não resolve todos os problemas, prefiro iniciar um processo para que aconteça o mais rápido possível", afirmou.


Embora o governo não tenha anunciado um prazo de entrada em vigor da medida, fontes do setor, recebidas no ministério na semana passada, mencionaram uma transição de cinco anos.

Ao comentar o que deve acontecer com os animais - os circos franceses têm quase 500 animais selvagens -, ela afirmou que serão encontradas "soluções caso por caso, com cada circo e para cada animal". O governo destinará € 8 milhões para o projeto de transformação dos circos itinerantes.


Os circos tradicionais, instalados em um local fixo, não serão afetados porque não transportam animais. "Estamos pedindo (aos circos) que se reinventem, este é um momento em que precisarão de apoio e o Estado vai estar a seu lado", disse a ministra.


A questão do bem-estar animal ganhou destaque recentemente na França com a campanha para um "referendo sobre os animais", que recebeu o apoio de mais de 750.000 pessoas na internet e de 141 parlamentares (seriam necessários 4,7 milhões de signatários e 185 parlamentares para organizar uma votação).

Reprodução - https://www.rfi.fr/br/fran%C3%A7a/20200929-apresenta%C3%A7%C3%A3o-de-animais-selvagens-ser%C3%A1-proibida-em-circos-itinerantes-na-fran%C3%A7a

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.