BH planta mais de 5 mil mudas de espécies nativas

Na região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), estão sendo plantadas mais de cinco mil mudas de espécies nativas para o desenvolvimento de novas florestas. Os plantios estão sendo realizados em áreas públicas municipais e federais, cobrindo uma área de 26 mil m². “Com essa ação, a Prefeitura de Belo Horizonte ajuda a ampliar a cobertura vegetal da cidade e a recuperar áreas verdes degradadas”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck. O trabalho foi iniciado em novembro com o plantio de 1,6 mil mudas no Parque Fernando Sabino, também conhecido como Parque Fazenda da Serra, uma área aproximada de 186 mil m² no Bairro Jardim Alvorada, região da Pampulha.

Das mais de 5 mil mudas previstas para serem plantadas, 90% são produzidas por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre a Floresta Nacional de Passa Quatro (ICMBio).

Paralelamente a esse trabalho, está sendo realizada a manutenção de plantios mais antigos, especialmente com coroamento, coveamento e adubação das mudas plantadas em 2017 e 2018. “A manutenção é fundamental para o sucesso na implantação das novas florestas urbanas, uma vez que o desenvolvimento de espécies invasoras, como os vários tipos de capim, compromete de forma significativa o desenvolvimento das mudas. Sem manutenção, há risco de se perder todo o investimento realizado na implantação dos plantios”, afirma o engenheiro Marcelo Vichiato, um dos membros da equipe do Projeto Montes Verdes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os trabalhos de manutenção que vêm sendo desenvolvidos também têm a função de prevenir a propagação de incêndios criminosos, que são comuns no período seco. “Embora tenham ocorrido tentativas de incêndio em 2019 e 2020, os procedimentos de manutenção adotados mostram-se efetivos para a proteção dos plantios e de todo investimento realizado até aqui”, reforça o engenheiro. Reprodução - https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/bh-planta-mil-mudas-especies-nativas/

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.