Cientistas alemães criam embalagem sustentável feita de pipoca para substituir o isopor

Um grupo de pesquisa da Universidade de Göttingen, na Alemanha, estudou por anos o processo de fabricação de produtos feitos de pipoca. A ideia é que esses produtos sejam utilizados como embalagens, como uma alternativa sustentável no lugar de plástico ou isopor.


Depois de muito tempo de pesquisa, eles conseguiram chegar onde queriam. A Universidade assinou recentemente um contrato de licença com a empresa Nordgetreide para o uso comercial do produto para o setor de embalagens. “Esse novo processo, baseado em tecnologia desenvolvida na indústria do plástico, permite a produção de uma ampla gama de peças moldadas”, explicou o chefe do grupo de pesquisa, o professor AlirezaKharazipour, em entrevista ao portal Bio Tech Asian News.


Depois de anos de estudo, os pesquisadores descobriram que é possível fazer embalagens tridimensionais e outros objetos a partir de pipoca “granulada”. A grande vantagem desse material é que ele vem de fontes biológicas renováveis, se configurando em uma ótima alternativa par ao isopor ou o plástico.


Nossa embalagem de pipoca é uma ótima alternativa sustentável ao poliestireno que é derivado do petróleo. A embalagem à base de plantas é feita de subprodutos não comestíveis e pode realmente ser compostados após o uso sem qualquer resíduo”, apontou Stefan Schult, Diretor Administrativo da Nordgetreide.


E não para por aí: os cientistas descobriram também que esses novos produtos tem uma propriedade capaz de repelir a água, o que pode trazer uma nova gama de estudos e possibilidades no futuro.




Fonte - https://paisefilhos.uol.com.br/familia/sustentabilidade-cientistas-criam-embalagem-feita-de-pipoca-para-substituir-o-isopor/

Notícias em destaque
Notícias recentes