Começa a proibição na França de embalagens de plástico para frutas e vegetais

A lei que proíbe embalagens de plástico para frutas e vegetais entrou em vigor na França no dia de Ano Novo, para acabar com o que o governo chamou de "aberração" de cenouras, maçãs e bananas embrulhadas em plástico. Emmanuel Macron chamou a proibição das embalagens plásticas destes produtos de "uma verdadeira revolução" e disse que a França estava assumindo a liderança globalmente com sua lei para eliminar gradualmente todos os plásticos descartáveis ​​até 2040.

A partir do primeiro dia do ano, a França proíbe supermercados e outras lojas de vender um total de 30 tipos de frutas e vegetais em qualquer embalagem de plástico, incluindo bananas, peras, limões, laranjas e kiwis. A Espanha também vai proibir as embalagens plásticas de frutas e vegetais a partir de 2023. Durante anos, ativistas internacionais vem alertando que embalagens plásticas desnecessárias estão causando danos ambientais e poluição do mar.

Embalagens acima de 1,5kg estarão isentas, assim como frutas picadas ou processadas. Algumas variedades, incluindo tomates cereja ou frutas macias como framboesas e mirtilos, terão mais tempo para os produtores encontrarem alternativas ao plástico, mas as embalagens de plástico serão gradualmente eliminadas para todas as frutas e vegetais inteiros até 2026. Com cerca de 37% das frutas e vegetais vendidosem embalagens de plástico na França em 2021, o governo acredita que a proibição cortará mais de 1 bilhão de itens descartáveis ​​por ano. O ministério do meio ambiente disse que deve haver restrições à “quantidade absurda de plástico descartável em nossas vidas diárias”.



Fonte - https://www.theguardian.com/world/2021/dec/31/thats-a-wrap-french-plastic-packaging-ban-for-fruit-and-veg-begins

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle