Conheça a primeira comunidade 100% solar do sul do Amazonas

Criada a partir do ciclo da borracha, na década de 1950, a comunidade de Vila Limeira é uma das quase 100 que integram a Reserva Extrativista Médio Purus, entre os municípios de Lábrea e Pauini, no sul do Estado do Amazonas.


Hoje com cerca de 80 pessoas vivendo na comunidade, Vila Limeira tem uma organização social estabelecida, com associação de moradores própria e atuante. De lá saíram lideranças extrativistas, professores e estudantes. A comunidade conviveu por muitos anos com obstáculos impostos pela falta de energia, que impedia a ampliação de sua produção sustentável, e de seus conhecimentos.


Em 2018 a comunidade quis saber mais sobre a energia solar. Queria entender como funcionava, qual era o custo, o que precisava fazer para ter eletricidade 24 horas por dia e assim aumentar sua produção com oferta de refrigeração e gelo, ampliar o acesso à educação e comunicação, e claro, ter mais lazer aos moradores.


Foi assim que surgiu o projeto Vila Limeira 100% Solar, numa iniciativa conjunta da Apavil do WWF-Brasil, com apoio da Fundação Mott e autorização do ICMBio. Inicialmente, o projeto era para ter sido instalado em 2020, mas a pandemia atrasou o sonho até agosto deste ano - quando a usina solar foi instalada e inaugurada.


A comunidade participou de todo o processo, desde o início do projeto até a instalação final. Foi responsável pelas obras físicas de estrutura e foi treinada na instalação para dar manutenção básica ao sistema, além de monitorar remotamente a geração, o consumo e o carregamento de baterias.


Agora os moradores locais não precisam mais ir até o rio lavar roupas e louça e terão tempo para outras atividades, para o lazer e para a educação. Na semana da instalação, iniciou a primeira turma de educação de jovens e adultos, com aulas noturnas. E agora, os jovens da comunidade já sonham em fazer cursos, talvez até faculdade, por ensino à distância.


A Vila Limeira é a primeira comunidade remota com eletricidade 24 horas e 100% solar do sul do Amazonas.




Fonte - https://www.wwf.org.br/?79869/conheca-a-primeira-comunidade-100-porcento-solar-do-sul-do-amazonas#

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle