Conheça as abelhas Uruçu, espécie sem ferrão que Ivete Sangalo cria em casa

As abelhas Uruçu não têm ferrão e ficaram famosas depois de aparecer em um vídeo com a Ivete Sangalo. Tem muita gente na Bahia criando as Uruçus em casa para fazer mel artesanal, que virou produto valorizado, além de contribuir para a preservação das espécies. Na casa de praia de Ivete Sangalo, no litoral norte da Bahia, elas ganharam até um cantinho especial. Daniel Cady, marido da cantora, ganhou uma caixinha com uma colmeia dentro. Poucos meses depois, ele já tinha feito dois cursos de meliponicultura e hoje cuida de 50 colmeias.

Segundo o especialista da Embrapa, Cristiano, essa espécie é mansa: "No caso específico da abelha que a Ivete estava trabalhando era Uruçu nordestina que é uma abelha super mansa. Ela não faz nada com a gente". Algumas pessoas têm adotado essa atividade como uma atividade de hobby e criam as abelhas como se fosse um pet. Existem cerca de 550 tipos de abelhas sem ferrão no mundo. O Brasil é o lugar com a maior número de espécies, são mais de 250 conhecidas. Não é preciso ter autorização ambiental para criar em casa, desde que não haja comercialização.

“Uma colmeia de abelhas sem ferrão custa entre 200 e 700 reais. Uma única colmeia. Esse preço varia de acordo com a espécie para compra”, explica Cristiano. Reprodução - https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/01/31/conheca-as-abelhas-urucu-especie-sem-ferrao-que-ivete-sangalo-cria-em-casa.ghtml

Notícias em destaque