Dinamarca encerra novas explorações de petróleo e gás natural no Mar do Norte

A Dinamarca encerrará todas as novas explorações de petróleo e gás natural no Mar do Norte, como parte de um plano mais amplo para interromper a extração de combustíveis fósseis até 2050.


Na noite da quinta-feira (03/12), o governo dinamarquês votou a favor dos planos de cancelar a próxima rodada de licenciamento, que dá às empresas permissão para pesquisar e extrair petróleo e gás natural do Mar do Norte dinamarquês, 80 anos depois de começar a explorar suas reservas. “Agora estamos dando um fim definitivo à era dos combústiveis fósseis”, disse Dan Jorgensen, o ministro do clima da Dinamarca.


A Dinamarca é atualmente o maior produtor de petróleo da União Europeia, embora produza muito menos do que a Noruega ou o Reino Unido, não membros da UE. O Greenpeace Dinamarca descreveu o anúncio como um "momento decisivo".


O país bombeou 103.000 barris de petróleo por dia em 2019, de acordo com análise da gigante petrolífera britânica BP. Existem 55 plataformas de perfuração em seu território, em 20 delas há a extração de petróleo e gás.


Somos o maior produtor de petróleo da União Europeia e esta decisão terá eco em todo o mundo", disse o ministro dinamarquês do clima, na quinta-feira.



Fonte - https://www.theguardian.com/business/2020/dec/04/denmark-to-end-new-oil-and-gas-exploration-in-north-sea

Notícias em destaque
Notícias recentes