Equador anuncia a criação de uma enorme nova reserva marinha ao norte das Ilhas Galápagos

O presidente equatoriano Guillermo Lasso assinou um decreto criando uma enorme nova reserva marinha ao norte das Ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico.


A nova reserva, chamada "Hermandad" (Irmandade), expande as águas protegidas em 60.000 quilômetros quadrados. Ela se baseia na Reserva Marinha de Galápagos existente, que já protege cerca de 133.000 quilômetros quadrados de água das atividades extrativistas,


"Existem momentos que moldam a história da humanidade e hoje temos a honra de estar em um desses lugares", disse Lasso em um navio na baía de Puerto Ayora, uma cidade de Galápagos. "Essas ilhas nos ensinam algo sobre nós mesmos", disse Lasso. "E se não nos estabelecermos como senhores desta Terra, mas como seus protetores?"


"Os mares são grandes reguladores do clima global", disse Lasso. "Cuidar deles não é um idealismo ingênuo", acrescentou. "É uma necessidade vital."


A nova área marinha eventualmente ligará as Ilhas Galápagos do Equador às ilhas Coiba do Panamá, Malpelo da Colômbia e Coco da Costa Rica. O presidente colombiano, Ivan Duque, disse que a nova reserva “garantirá a sobrevivência de 40% das espécies marinhas do mundo”.


Acredita-se que seja o local seja lar de mais de 2.900 espécies marinhas, incluindo espécies raras, como iguanas marinhas e tentilhões de Galápagos. Em 1835, o naturalista inglês Charles Darwin passou algum tempo nas ilhas, o que ajudou a inspirar sua teoria da evolução.


Gostou dessa notícia? Com certeza é um avanço do país na preservação das espécies e também em todo o ecossistema da região.



Fonte - https://www.reuters.com/business/environment/ecuador-expands-protected-marine-area-around-galapagos-islands-2022-01-14/

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle