Espécie rara de peixe que se originou há 420 milhões de anos é encontrada em Madagascar

Em Madagascar, no Oceano Índico, pescadores encontraram um habitat desconhecido que pode abrigar uma população de peixes celacantos, considerados extintos até 1938. A espécie é datada em 420 milhões de anos, da época da Pré-História, como informou o Daily Mail.


Os celacantos são raríssimos de se encontrar, sendo que apenas algumas vezes na última década o peixe foi visto, em lugares como a Indonésia e África do Sul. Pesando 90 quilos, o animal pode alcançar até 2 metros de comprimento, e vivem em uma área profunda, de 100 a 500 metros.

Os pescadores alegaram que os celacantos foram capturados por acaso quando eles tentavam pescar tubarões. Devido a capacidade de alta inserção da rede, o equipamento conseguiu chegar até onde os peixes estavam escondidos.

Um estudo de Andrew Cooke, divulgado no South African Journal of Science, explicou que “o advento de redes de emalhar de inserção profunda, ou jarifa, para a captura de tubarões, impulsionado pela demanda por barbatanas de tubarão e óleo da China em meados de 1980, resultou em uma explosão de capturas de celacanto em Madagascar e outros países do Ocidente Oceano Índico”.


No entanto, ao que parece, os peixes continuam em Madagascar, o local ainda pode se tornar um “epicentro” da espécie. A descoberta dos animais no país africano pode resultar na criação de centros de pesquisa e conservação dos celacantos, que integram a lista dos bichos ameaçados de extinção.

Fonte - https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/especie-rara-de-peixe-que-se-originou-ha-420-milhoes-de-anos-e-encontrada-em-madagascar.phtml

Notícias em destaque